Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Foodservice: 1 a cada 5 quer aderir ao modelo de dark kitchen

Tendência é uma opção para otimizar a operação, que fica concentrada inteiramente na produção

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Foodservice: 1 a cada 5 quer aderir ao modelo de dark kitchen

Uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios mostra que um em cada cinco operadores de foodservice pretende migrar seu estabelecimento comercial para o modelo dark kitchen. A tendência é uma opção para otimizar a operação, que fica concentrada inteiramente na produção, ou seja, na cozinha, sem que os clientes possam comprar ou consumir refeições pessoalmente.

O levantamento da VR Benefícios apurou ainda que, dentre os comerciantes que pretendem migrar de modelo de negócio, 25% são lanchonetes e padarias, 16% são restaurantes e 4% são mercearias e mercados.

“A pandemia acelerou alguns comportamentos, como novos modelos de negócio e o crescimento do delivery como forma de resposta à crise”, afirma o diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador da VR Benefícios, Paulo Roberto Esteves Grigorovski. “Os estabelecimentos comerciais ampliaram seus serviços de entrega em domicílio ou iniciaram o delivery, além de expandir a aceitação de novos meios de pagamento.”

Os restaurantes, padarias, bistrôs e outros comércios que funcionam com dark kitchen não têm loja, outra vantagem para o comerciante, uma vez que não precisam necessariamente estar presentes nas regiões com grande concentração de escritórios, possibilitando economizar com o aluguel.

Divino Fogão chega a Novo Hamburgo

Uma das redes de foodservice que têm apostado alto neste modelo de negócio é a Divino Fogão. Lançado no mercado de alimentação em 2020, o projeto de dark kitchen da rede acaba de chegar a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

“O município de Novo Hamburgo já contou com um restaurante do Divino Fogão no passado. Como a marca é conhecida e bem aceita na região, não restou dúvidas de que investir em uma dark kitchen para trazer os pratos aos moradores da região seria uma ótima escolha. Além disso, conseguimos aproveitar o tempo ocioso da cozinha e rentabilizar melhor o negócio”, revela Fábio Costa, responsável pela nova unidade.

Para participar do projeto, é necessário um investimento inicial de R$ 8 mil, que é destinado à compra de insumos para produção, embalagem e treinamento. Após o investimento, o parceiro se torna um licenciado do Divino Fogão. Cabe à franquia oferecer a capacitação em gestão de custos, treinamento sobre a elaboração dos pratos e negociação junto aos fornecedores para que comprem os insumos com preços diferenciados. Os licenciados também têm uma taxa diferenciada do iFood, exclusivamente para o modelo dark kitchen.

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusdark kitchenDivino Fogãoempresasestratégiaexpansãofoodservicelojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciospandemia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile