Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Social commerce e superapps movimentam setor de viagens no País

Plataformas surgem como tendência em área fortemente afetada pela pandemia de Covid-19

  • de Aiana Freitas
  • 4 anos atrás
Social commerce e superapps movimentam setor de viagens no País

A tecnologia tem promovido transformações importantes em todos os setores da economia, e não é diferente no de viagens. Antes mesmo da pandemia de Covid-19, a digitalização tem sido o caminho de reinvenção e adequação às novas demandas dos clientes. O social commerce e os superapps estão entre as novidades que têm impactado o setor hoteleiro. Essas tendências foram tema de um webinar realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e pela plataforma Mercado&Consumo em parceria com a Rappi Travel e a PD2 Travel nesta semana.

Lançada no Brasil em outubro de 2020, a Rappi Travel se propõe a ser muito mais do que uma OTA (online travel agency, ou agência de viagem online). “Nós não queremos brigar por preço, mas sim construir valor”, define o head de Non Air da empresa, Fernando Tanaka. “O cliente já tem seu cartão registrado, conhece o aplicativo, tem confiança e engajamento com a marca. A Rappi Travel vem para complementar o ecossistema.”

Ou seja: a ideia é que o consumidor que já compra comida, medicamentos e outros produtos por meio do superapp também busque passagens de avião e pacotes de viagens. Tudo sem “fricção”, da maneira mais orgânica possível.

A P2D Travel surge como uma solução para agências de viagens e profissionais autônomos na compra e venda de produtos e serviços de viagens online, possibilitando que se cadastrem e passem a ser parceiros de vendas da plataforma, trabalhando por meio das suas redes sociais.

“A P2D tem dois pilares: um é a tecnologia e o outro é o relacionamento humano. Reunimos agentes de viagens, normalmente pequenos, ou até pessoas que nunca venderam viagens, que podem se associar sem custo ao projeto e ter remuneração por meio de comissão”, explica Jeanine Pires, sócia da empresa e ex-presidente da Embratur. A startup tem, atualmente, cerca de 900 parceiros no Brasil e planeja uma expansão internacional para o segundo semestre.

Apoio ao setor hoteleiro

“E como essas empresas podem ajudar os hotéis num momento tão desafiador quanto o atual?”, questionou Paulo Salvador, mediador do webinar, CEO da Construtech Modularis Offsite Building e professor de inovação hoteleira do CMH de Paris.

“A principal forma é a cooperação”, diz Jeanine Pires. “A gente não quer ficar pressionando o hotel para que ele tenha uma tarifa mais baixa; a gente quer cooperar com o hotel. Existe o desafio de entender a nova demanda de lazer. O hotel tem de trabalhar antes com o cliente de lazer para inspirá-lo a viajar. Essa é uma tarefa que requer a cooperação da indústria como um todo.”

Fernando Tanaka, da Rappi Travel, complementa: “Nós estamos focados na criação de parcerias para abranger o maior número possível de hotéis. Nosso papel é entender bem o cliente, conhecendo o perfil e o tamanho da família, para fazer uma sugestão de cross-sellling.”

Trilhas do conhecimento

Feita para ser um ciclo de debates completo, a série “Trilhas do Conhecimento” é realizada em duas etapas: a primeira, seis encontros online no período de abril a setembro, disponibilizados também em formato de podcasts e reportagens. A segunda será o III Fórum Nacional da Hotelaria, no modelo de evento híbrido, em 18 de novembro de 2021.

O primeiro webinar, “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil”, foi realizado no mês de abril, e contou com a participação do sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, que apresentou as conclusões da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

No segundo, “Bleisure, nomadismo virtual e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?”, o foco foi o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios. As tendências foram detalhadas por Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie.

Os encontro completos podem ser conferidos no canal do FOHB no YouTube e um resumo dos principais momentos pode ser acompanhado nos canais de podcast da Mercado&Consumo.

Os eventos do FOHB contam com os mantenedores: Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees e Vega IT. Além dos patrocinadores: CNC, Novotel Morumbi e RCI e dos apoiadores ABIH, Adibra, BLTA, FBHA, Resorts Brasil, Sindepat e Unedestinos.

Imagem: Bigstock 

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: agência de viagensaplicativoBrasilClientesconsumidoresconsumodigitalexperiênciaFOHBFórum de Operadores Hoteleiros do Brasilhoteishotelariainovaçãomarcasmercadomercado&consumonegóciosP2DRappiRappi Travelsocial commercesuperaplivativosuperapptecnologiaturismoviagemviagens

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile