Mercado Livre: Entrega no mesmo dia reforça aposta em logística para fidelizar cliente

Volume de entregas feitas pela própria empresa cresceu 85% nos últimos três anos

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Ponto decisivo para a experiência do consumidor, a logística se tornou o foco de investimento dos marketplaces para encurtar a distância de seus clientes e diminuir o tempo de entrega de produtos. Com uma rede de logística pensada e planejada a partir do zero, a gigante do e-commerce Mercado Livre tem apostado na logística como diferencial.

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“Uma parcela representativa da população já sente os efeitos positivos de acesso a essa logística, mas entendemos que esse é um alvo em movimento e que a expectativa do consumidor é sempre crescente na direção de melhores experiências”, afirma Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina, em entrevista exclusiva para a Mercado&Consumo.

Na última segunda-feira (14), o Mercado Livre anunciou o início das operações de entregas para pedidos feitos no mesmo dia na região da Grande São Paulo e nas regiões metropolitanas de Florianópolis (SC) e Salvador (BA). O serviço é válido para compras realizadas dos produtos sinalizados como Full na plataforma, que contempla itens já armazenados em um centro de distribuição do Mercado Livre, até às 11h.

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“Até pouco tempo, falávamos em entrega em até dois dias. Hoje começamos a olhar para a entrega no dia seguinte e até no mesmo dia. Isso dá uma ideia de como o consumidor tem uma expectativa crescente”, diz Tolda.

Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina
Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina

Investimento em entrega própria

Para se ter uma ideia dos avanços feitos no setor, apenas nos últimos três anos, o volume de entregas feitas pela própria rede cresceu 85%. Segundo Tolda, em dezembro de 2017, 95% das entregas eram feitas via Correios. Já em dezembro de 2020, 90% das vendas foram entregues pela rede própria do Mercado Livre – os Correios representam 5% das entregas e os outros 5% dos produtos são entregues por grandes empresas que têm a sua própria rede logística. “Entendemos que esse é um alvo em movimento e que a expectativa do consumidor é sempre crescente na direção de melhores experiências.”

Os investimentos no setor, porém, vão além de atender às expectativas do consumidor. Ao oferecer prazos mais curtos, o Mercado Livre atrai e fideliza os vendedores. “Não é só o consumidor final. Temos um público expressivo de logística. O que a gente faz não é só pensando no benefício do consumidor, mas também do nosso vendedor”, explica. Essa rede conta com centros de distribuição e centros avançados que disponibilizam espaço para que vendedores do marketplace façam a gestão da entrega de seus produtos.

Uma inovação que está sendo testada no México e deve ser levada para outros países é o desenvolvimento de uma plataforma própria que permite a um motorista com disponibilidade receber as encomendas em um centro avançado e fazer as entregas. “É um modelo semelhante ao de um motorista de Uber, mas com o compromisso não de fazer uma única entrega, mas, numa só rota, de entregar 50 pacotes”, diz.

Fidelização dos clientes

Além da logística, outra aposta do Mercado Livre para a fidelização de clientes é no Mercado Pago. O serviço financeiro do marketplace tem autorizações do Banco Central para funcionar como carteira virtual, como processador de pagamentos e como instituição financeira. “Quando pensamos em criar mais fidelidade entre os usuários, é em cima de um programa que une esses dois grandes serviços. É dessa forma que a gente pensa a diferenciação dos nossos concorrentes”, afirma.

Segundo Tolda, a oferta de crédito para os empreendedores é um negócio crescente.  As condições do financiamento, como o valor, a tarifa e o prazo, variam a cada mês, de acordo com o comportamento da empresa. “O negócio de crédito foi uma adjacência natural que veio a partir do nosso negócio de pagamentos. Tudo está calcado em uma riqueza de dados para começarmos a oferecer crédito para esses vendedores”, diz.

Imagens: Divulgação e Reprodução

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