Lojas físicas nesse fim de ano – O que temos para “hoje”?

atendimento em loja
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Ufa! 2020 está acabando! O fim de ano para o varejo sempre foi motivo de grandes expectativas de vendas e bons resultados. Mas, neste ano, que já entrou para a história da humanidade como divisor de águas para um “Novo Mundo”, que expectativas podemos criar? Pensando no varejo físico, as incertezas são ainda maiores.

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Tradicionalmente, as redes de lojas sempre entraram em outubro com seus planejamentos e estratégias de fim de ano plenamente estruturadas. Esse ano está diferente: Será que as transformações estruturais do mercado já se consolidaram? Que os novos hábitos de consumo digital se manterão? Que teremos novas mudanças no cenário econômico? O que temos para hoje? O que podemos considerar para consolidarmos o plano de vendas e fazermos mais um excelente final de ano nas lojas físicas?

Alguns pontos de análise, com certeza, devem ser considerados para que as lojas físicas possam fazer suas apostas e “partir para o jogo”:

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Sem sombra de dúvidas, esse fim de ano será o mais difícil de se planejar estratégias e planos de vendas. Apesar das dificuldades, há que se preparar com o que temos “na mesa”. Olhar para cada loja de sua rede e identificar as “novas” causas de sucesso em cada uma das operações pode ser o melhor caminho para se chegar ao planejamento da rede de lojas.

As equipes, principalmente os líderes de loja, passam a ter importância adicional neste fim de ano. Inverter o processo de planejamento, partindo da loja em direção à Central Administrativa, ajudará a encontrar pontos-chave de sucesso do “Novo Normal” e os indicadores de desempenho que apresentam potencial de incremento nas vendas em cada PDV e na rede toda.

Os fatores listados acima influenciam o mercado de maneira ampla, mas o momento de cada loja é diferente e, portanto, o micro planejamento de cada PDV poderá apresentar maior precisão nesse momento em que grandes erros de planejamento podem ser fatais para a sustentação do negócio.

Independentemente do planejamento (macro ou micro) que você estabelecer, as lojas físicas deverão cumprir alguns pontos obrigatórios para aumentar o potencial de sucesso neste fim de ano:

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.

Imagem: Reprodução

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