Diageo vai doar R$ 15 milhões para reabertura de bares e restaurantes

Concurso de coquetéis sem álcool estimula consumo moderado
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O Movimento Pró-Bar, programa global da Diageo, vai apoiar as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza com suporte a bares e restaurantes na recuperação de seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. O movimento doará R$ 15 milhões que irão beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy.

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As casas contempladas receberão uma quantidade de pontos, de acordo com o seu porte, para escolherem na plataforma do programa os equipamentos que necessitam. O fundo pagará por itens como mesas bistrô, jogos de mesas dobráveis, tendas, separadores de fila, termômetros digitais, máscaras, protetores faciais, marcadores de chão, placas informativas de distanciamento social e higiene, totens para álcool em gel, frascos de álcool em gel, tapetes higienizadores, luvas de vinil, protetores de caixa, entre outros. O apoio da Diageo aos bares e restaurantes não exige nenhuma contrapartida comercial.

“Estamos concentrando esforços para fortalecer a retomada deste setor, que faz parte do coração dos negócios da empresa. O objetivo é apoiar o maior número possível de estabelecimentos, apoiando na manutenção de empregos e comunidades”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo. “Nossa estimativa é de que conseguiremos apoiar cerca de 1.800 casas, número que pode variar de acordo com o porte dos restaurantes e casas que se inscreverem.”

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Independentemente de ter algum tipo de relação anterior com a Diageo e de qualquer contrapartida comercial, os critérios para uma casa ser contemplada são: estar em uma das quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife), estar em funcionamento há mais de 12 meses antes da pandemia, apresentar alvará de funcionamento e tornar-se embaixador do Manifesto do #BarResponsável. Obedecendo a esses critérios as casas serão contempladas por ordem de inscrição.

Segundo Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, o mercado de alimentação fora do lar foi um dos setores mais afetados pela pandemia. No pico da pandemia, registrou queda de 73%.

“O drama vivido por bares foi ainda mais intenso do que para restaurantes porque muitos deles tinham cozinha exclusiva para finalização de petiscos rápidos que acompanhavam drinks e bebidas servidas no estabelecimento. Portanto, o delivery não foi uma opção para eles e muitos permaneceram fechados até agosto porque buscaram usufruir da MP 936 [que autoriza suspensão de contratos], além de o fluxo de clientes ainda não justificar a abertura para alguns”, afirma a executiva. “A ação da Diageo reforça a importância do protagonismo do setor privado na recuperação da economia e é uma atitude clara de parceria e respeito aos empresários do segmento.”

Manifesto #BarResponsável

Bares e restaurantes que aderirem à iniciativa passarão a ser embaixadores do Manifesto #BarResponsavel, assumindo compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes.

“O Movimento Pró-Bar propõe o Manifesto #BarResponsável para que, por meio da construção de compromissos comuns, bares e restaurantes possam trilhar uma jornada de retomada de suas atividades em um patamar seguro, saudável e sem excessos dentro de um ambiente diverso e inclusivo”, explica Gregorio.

Ao se tornarem embaixadores do #BarResponsavel essas casas se comprometem a treinar o seu corpo de funcionários em plataformas de consumo responsável (www.DRINKiQ.com) e na adoção das melhores práticas de higiene e distanciamento social (www.DiageoBarAcademy.com), além de outros módulos que serão incorporados futuramente, com conteúdo também em parceria com a Abrasel.

Cada casa também se compromete a divulgar publicamente as mensagens e materiais correlatos ao Manifesto #BarResponsavel dentro de seu estabelecimento, bem como nos canais próprios de comunicação com o público e consumidor.

“Com esse manifesto, a ideia é que bares e restaurantes – locais onde a pessoas se reúnem – passem a ser protagonistas da construção de uma sociedade equilibrada, consciente livre e justa” completa Gregorio.

Foto: Reprodução

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