Confiança da indústria tem queda generalizada em dezembro

Do total de 29, apenas 11 segmentos seguem confiantes

[the_ad id="169690"]

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) diminuiu em dezembro em 27 do total de 29 setores e em todas as regiões do Brasil, de acordo com balanço da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta sexta-feira, 20. A entidade fala “queda generalizada” no mês em diferentes segmentos da indústria extrativa, extração de minerais não metálicos e outros da indústria de transformação.

[the_ad id="138406"]

A medida utilizada pela CNI, na pesquisa, varia de zero a 100 pontos, sendo 50 a linha divisória entre expectativas positivas e negativas. A quantidade de segmentos com falta de confiança (abaixo de 50 pontos) era apenas 2 em novembro. Agora em dezembro, são 17 setores. A entidade cita “maior disseminação de pessimismo” desde maio de 2023.

Do total de 29, apenas 11 segmentos seguem confiantes (acima de 50). “Isso é explicado muito por conta das incertezas quanto ao andamento do ajuste fiscal no País e seus impactos, tanto em juros quanto em câmbio, que afetam bastante as empresas”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

[the_ad_group id="11688"]

Na classificação de setores menos confiantes, destaque para produtos de borracha, madeira, produtos de minerais não-metálicos e têxteis. Todos abaixo de 48 pontos. Em contrapartida, os mais otimistas são: farmoquímicos e farmacêuticos, bebidas, impressão e reprodução, máquinas e materiais elétricos. Todos acima de 52 pontos.

Ainda segundo a pesquisa, o Índice de Confiança teve queda mais acentuada nas empresas da região Sul, com baixa de 4 pontos. Em seguida, o Sudeste teve redução de 2,5 e o Nordeste de 2,3 pontos. O Centro-Oeste 1,6 ponto e o Norte 1,2 em queda.

A pesquisa da CNI consultou 1.868 empresas, sendo 738 de pequeno porte, 679 de médio porte e 451 de grande porte. O período de estudo é de 2 e 11 de dezembro de 2024.

Com informações de Estadão Conteúdo (Renan Monteiro)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile