Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Bares e restaurantes registram leve queda nas vendas em outubro

A inflação acumulada no setor de alimentação fora do lar no ano foi de 4,13%

  • de Redação
  • 7 meses atrás

Com o aumento nos custos operacionais, impulsionado pelas altas expressivas nos preços da carne bovina e da energia elétrica, insumos essenciais para o setor, os bares e restaurantes apresentaram uma retração de 0,2% nas vendas em outubro, segundo o Índice Abrasel-Stone. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda acumulada atingiu 1,2%.

“Os bares e restaurantes vêm absorvendo parte significativa dos aumentos para evitar uma redução mais acentuada na demanda. Isso demonstra o compromisso do setor em manter-se competitivo e acessível, mesmo em um cenário de inflação crescente. No entanto, essa estratégia também coloca pressão sobre a saúde financeira dos estabelecimentos”, afirma.

Segundo dados do IPCA, as carnes registraram alta de 5,81% em outubro, enquanto a energia elétrica residencial subiu 4,74%. A inflação acumulada no setor de alimentação fora do lar no ano foi de 4,13%, significativamente menor que a registrada para alimentos em geral, que atingiu 5,08%.

Variações por Estado

Na análise regional, o Índice Abrasel-Stone revelou que alguns estados apresentaram desempenho negativo tanto na variação mensal quanto na anual. O Piauí registrou a maior queda mensal, com 6,7%, seguido pela Paraíba (6,3%) e pelo Maranhão (5,1%). No acumulado anual, o Piauí também liderou a retração, com 7,5%, seguido pelo Maranhão (6,5%) e Mato Grosso do Sul (5,8%).

Roraima foi o único estado que apresentou desempenho mensal positivo, com 1,0%. Na comparação anual, Alagoas (6,6%), Tocantins (4,7%), Roraima (4%), Rio Grande do Sul (2,9%) e Pará (0,6%) registraram resultados favoráveis, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor.

Otimismo

Com as festividades e férias de fim de ano, além do pagamento do 13º salário, bares e restaurantes esperam apresentar uma recuperação significativa nos próximos meses. “Os resultados de outubro acendem um alerta para desafios que o setor ainda enfrenta, como a dificuldade no repasse de custos. Apesar disso, estamos otimistas para o último trimestre. Acreditamos que o movimento de fim de ano trará um fôlego importante para os negócios. Estamos confiantes de que o balanço final de 2024 será positivo”, destaca Solmucci.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobaresBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrisecustos operacionaisEconomiafoodserviceinflaçãomercadonegóciosrestarantesvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile