Pesquisa aponta que 62% dos varejistas esperam vender mais na Black Friday deste ano

A data ocorrerá na última sexta-feira de novembro, dia 24

Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para compra na Black Friday

Uma pesquisa da Linx em parceria com o Reclame Aqui apontou que 62% dos varejistas espera vender mais na Black Friday deste ano do que na de 2022. Entre os comerciantes consultados, 26% acreditam que a média de vendas permanecerá a mesma.

A data, que inaugura a temporada de compras natalinas com uma série de promoções no varejo, ocorrerá na última sexta-feira de novembro, dia 24.

Segundo a pesquisa realizada junto com o Reclame Aqui, além de lojas físicas e do e-commerce, o whatsapp e as redes sociais foram citados como canais de vendas que tiveram mais investimento por parte dos varejistas.

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Já as intenções de compra são lideradas por smartphones, eletrodomésticos de linha branca, eletrônicos, roupas e calçados.

Planejamento

Não basta apenas inserir o desconto em alguns itens e aguardar o clique de sucesso pelo cliente. O pequeno e médio empreendedor que deseja faturar na Black Friday, sem comprometer o seu orçamento, e fidelizar o comprador, precisa levar a sua campanha a sério. Para caminhar nessa direção, o primeiro passo é planejar-se.

No entanto, este importante requisito faz parte do DNA de apenas 12% das pequenas e médias empresas hospedadas na Nuvemshop, focada na plataforma de criação de lojas virtuais. Na pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023″, realizada com seus clientes, durante o mês de agosto, a empresa detectou que 35% das PMEs começam a se organizar entre um e dois meses antes da data e 30,5% se preparam com 15 dias até um mês de antecedência.

“Quanto antes o empreendedor se preparar, melhores ações promocionais conseguirá realizar e, consequentemente, maiores as vendas, sem comprometer seu orçamento e organização para oferecer frete grátis e descontos”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop. “Indico criar um cronograma de conteúdos e preparações, prevendo as alterações necessárias no site para a campanha, estabelecimento dos preços e gestão de grupos VIPs com clientes fiéis”, recomenda.

Cupons

Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online. Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17,5% das PMEs oferecerão entrega rápida.

As redes sociais são o principal canal de divulgação das campanhas para a Black Friday, pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos.

Com os vários meios disponíveis, o estudo mostra a utilização de mais de uma forma de divulgação e contato com o cliente, sendo o WhatsApp o preferido entre 62,5% dos respondentes, seguido pelo Instagram (54%) e pelo e-mail marketing (34,5%).

A aposta em parcerias com influencers e live commerce ainda é baixa entre as PMEs: 18% afirmaram contratar um influenciador digital e 15% pretendem promover vendas ao vivo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Carolina Maingué Pires)
Imagem: Shutterstock 

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