Associação investe em transformação digital de pequenas farmácias

Associação investe em transformação digital de pequenas farmácias
[the_ad id="169690"]

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) firmou uma parceria com o aplicativo de delivery Farmácias App para dar acesso de maneira simples e rápida ao comércio digital para pequenas redes e farmácias independentes de todo o País. A expectativa é de que 3 mil pontos de venda tenham a plataforma nos próximos meses.

[the_ad id="138406"]

O aplicativo, que iniciou a expansão nacional em janeiro deste ano, funciona como um “shopping virtual” para farmácia e foca redes menores e farmácias independentes.

“O investimento para que essas farmácias criem e tenham seus próprios aplicativos de venda online é grande. Não compensaria para elas, pois, além do custo com desenvolvimento, existe ainda todo o investimento na conquista do consumidor final. Nós criamos um aplicativo em que cada farmácia pode ofertar seus produtos de maneira independente e com suas próprias regras de negócio, preço, raio de entrega e horários de funcionamento de maneira muito simples sem precisar investir no custo do desenvolvimento”, explica Jorge Antunes, Coordenador de novos negócios na Farmácias APP.

[the_ad_group id="11688"]

De forma gratuita, as farmácias criam suas “lojas” dentro da plataforma. Todo o controle sobre o que é anunciado e, como é ofertado, é de responsabilidade da farmácia. O aplicativo, por sua vez, faz o trabalho de divulgação e marketing captando usuários para o aplicativo. Quando um cliente busca por um produto dentro do aplicativo, ele recebe opções de farmácias próximas que vendem aquele item e o prazo de entrega que varia entre 2h e 24h. Toda a negociação e pagamento é feita pelo aplicativo.

Negociação diferenciada

A remuneração do aplicativo é feita com uma porcentagem sobre as vendas de cada farmácia. A parceria com a Abrafad garante aos associados uma negociação diferenciada com relação à porcentagem.

“A intenção é que todos os associados da Abrafad integrem o aplicativo e tenhamos 2.300 pontos conectados à plataforma no País, aumentando as vendas e fazendo com que os pequenos farmacistas também participem da transformação digital”, comenta Nilson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.

Um dos diferenciais do Farmácias App é que ele possui integração com o estoque das principais distribuidoras como Santa Cruz e Panpharma. “Desta forma, as pequenas farmácias ganham velocidade na reposição e não ficam sem produto disponível. Caso um cliente precise de um produto que naquele momento está em falta na unidade física, o aplicativo informa que esse item pode ser entregue em até 24h e o consumidor por fazer a compra normalmente. É como se a pequena farmácia contasse com o todo estoque da distribuidora em tempo real, ou seja, ele terá uma prateleira infinita”, explica Nilson.

Um dos efeitos colaterais da pandemia é a mudança de comportamento dos consumidores. Impedidos de sair com frequência para fazer compras, o delivery ganhou espaço e, com ele, a digitalização das vendas. Conforme Jorge Antunes, o número de pedidos cresceu 500% nos meses de quarentena e mesmo agora, com mais flexibilidade e a retomada gradual da rotina, esse índice não caiu. “Acreditamos que as pessoas incorporaram de vez o delivery em suas rotinas de compras”, encerra.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile