Usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix relataram instabilidade no serviço nesta segunda-feira, 20, conforme múltiplos relatos nas redes sociais. Os problemas coincidem com falhas globais registradas no AWS (Amazon Web Services), o serviço de computação nas nuvens da Amazon, mas ainda não há confirmação sobre a origem exata do problema. Procurado, o Banco Central afirmou que os sistemas administrados pela autarquia estão funcionando normalmente, apesar das reclamações dos usuários.
A instabilidade no Pix foi identificada pelo site DownDetector, que monitora reclamações sobre o funcionamento de serviços online. A plataforma registrou um aumento nos relatos sobre o sistema de pagamentos instantâneos desde a madrugada, com um pico de 176 problemas reportados por volta das 11h40 (horário de Brasília). O Google também registrou um salto nas pesquisas do termo “Pix” e de instituições financeiras como PicPay.
As falhas ocorreram em meio a uma interrupção generalizada que afetou grandes plataformas globais. Sites como Facebook, Snapchat e Amazon ficaram indisponíveis no início do dia, enquanto plataformas financeiras como Coinbase, Robinhood e Venmo também relataram problemas. A falha atingiu ainda ferramentas de produtividade como Slack, a companhia aérea United Airlines, o buscador de IA Perplexity e jogos como Fortnite e Roblox.
Relatos de instabilidade na AWS começaram por volta das 4h (horário de Brasília). Às 6h30, a AWS disse que seus sistemas estavam se recuperando e que muitos sites e aplicativos já voltavam ao ar. A empresa atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço que oferece armazenamento de banco de dados e capacidade de processamento para sites.
As interrupções na AWS não são inéditas e evidenciam como falhas regionais de infraestrutura digital podem ter efeitos de alcance global, especialmente à medida que mais companhias migram para a nuvem.
Com informação do Estadão de Conteúdo (André Marinho e Marianna Gualter).
Imagem: Shutterstock
