Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Whatsapp cresce 97% e alavanca micro e pequenos negócios

  • de Redação
  • 5 anos atrás
WhatsApp anuncia serviço de transferência de dinheiro entre pessoas físicas

O WhatsApp vem rompendo as barreiras para democratizar a transformação digital no Brasil. Prova disso é o crescimento da plataforma entre negócios de micro e pequenos empreendedores, em pleno momento de crise e distanciamento social. É o que revela o estudo publicado pela Decode, empresa de big data analytics e inteligência de mercado, que analisou o comportamento de empreendedores e consumidores brasileiros no último ano.

Destaques do levantamento realizado pela Decode no ambiente digital:

  • Em Julho de 2020, o Whatsapp Web teve mais de 1,4 bilhões de acessos no Brasil.
    Whatsapp Business, plataforma direcionada micro e pequenas empresas, teve em torno de 12 milhões de downloads entre janeiro e julho de 2020 e movimenta cerca de 4,7 milhões de usuários mensais ativos no Brasil.
  • Ao analisar mais de 20 mil menções nas redes sociais sobre Whatsapp no ambiente de negócios no Brasil, a pesquisa da Decode revela os setores da economia com mais atividade no aplicativo: empresas de roupas e acessórios representam cerca de 40% da movimentação nas redes sobre o comércio no Whatsapp. Em seguida, atividades econômicas como venda de móveis, cursos, alimentação e higiene figuram na lista.
  • Menos de 30% das menções a micro e pequenos negócios relataram problemas no atendimento via Whatsapp.
  • No caso das grandes empresas, a partir da análise das menções a Magazine Luiza, Carrefour, Bradesco, Porto Seguro e 123Milhas, 58% das menções foram negativas.
  • Os principais motivos de reclamação sobre as grandes empresas foram: falta de eficiência no atendimento via Whatsapp (60%) e insegurança no compartilhamento de dados pessoais (28%).

Fatores como o baixo custo para o uso do WhatsApp permitiram que ele ganhasse alcance e atingisse cerca de 65% de toda a população brasileira, tornando o app uma unanimidade como ferramenta de comunicação. Na pandemia, a demanda pela comunicação digital se intensificou e o Whatsapp se fez ainda mais presente na vida das pessoas. O tráfego da plataforma na web cresceu 97% de fevereiro a agosto de 2020, como aponta o levantamento.

Isso criou uma oportunidade para exploração comercial do aplicativo como canal de relacionamento com o cliente, sendo que a linguagem corrente neste ambiente favoreceu principalmente os negócios menores. Para Lucas Fontelles, head de Consumer Insights da Decode e responsável pelo estudo, existe uma transformação digital silenciosa ocorrendo no Brasil via WhatsApp.

“Micro e pequenos empreendedores estão sendo mais bem sucedidos do que os grandes nessa transformação, porque simulam a experiência de compra em uma loja física”, avalia o especialista.

A análise de publicações, comentários e demais expressões dos consumidores nas redes sociais utilizou metodologias linguístico-computacionais de processamento e análise de texto para consolidar o sentimento e percepção pública dos consumidores que utilizam o Whatsapp no contato com as empresas. Neste sentido, 71% do sentimento público sobre o Whatsapp nos negócios é positivo.

Imagem: reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias, Varejo
  • Tags: ClientescomérciocomportamentoconsumidorcoronavírusDeliverye-commerceecommerceestratégiamarcasonlineprodutosserviçostecnologiavarejistavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile