Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Oito em cada dez empresas preveem realizar investimentos em IA nos próximos 12 meses

Os dados são da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pelo IT Forum Inteligência

  • de Redação
  • 11 meses atrás
Oito em cada dez empresas preveem realizar investimentos em IA nos próximos 12 meses

Oito em cada dez empresas consideram realizar investimentos em Inteligência Artificial (IA) nos próximos 12 meses, sendo que 43% preveem investimentos nessa área, enquanto 36% já iniciaram os aportes, que devem continuar ao longo do próximo ano. Os dados são da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pelo IT Forum Inteligência, e mostram que apenas 17% ainda não implementaram qualquer solução com IA e sequer têm previsão de investimento.

A lista de setores que já utilizam a IA no desenvolvimento dos negócios é extensa, abrangendo desde saúde até o agronegócio, passando pela indústria e o varejo. Esse tipo de tecnologia está ganhando cada vez mais relevância no Brasil. Para o estudo, foram entrevistados 308 profissionais de TI; entre eles, 16% consideram a IA muito importante para suas empresas, valor que salta para 49% quando avaliada em uma perspectiva de médio prazo, levando em conta os próximos dois ou três anos.

“Com a gestão de dados e a cibersegurança se tornando prioridades de investimento, essa tecnologia passou a ser vista como um diferencial competitivo e uma nova fonte de receita para as empresas. No entanto, 78% dos executivos de TI afirmam que ainda precisam de mais conhecimento sobre o assunto antes de fazerem investimentos significativos, indicando uma imaturidade no mercado”, afirma Bruna Bomfim, gerente de Estudos do IT Forum Inteligência.

No entanto, as empresas enfrentam um entrave para alavancar o uso da IA: a falta de mão de obra qualificada. “O recrutamento e a retenção de talentos, aliados à escassez de equipe com habilidades necessárias para desenvolver iniciativas, são apontados como os principais fatores riscos para o sucesso de iniciativas e estratégias em 47% dos casos. Isso destaca a urgência de investimento das empresas em educação profissional e formação de mão de obra especializada para atender às necessidades do mercado brasileiro”, destaca Bruna.

A formação de profissionais não consegue acompanhar a velocidade da demanda, o que resulta em um déficit significativo de talentos. O levantamento aponta que mais da metade (52%) dos respondentes ainda enfrentam dificuldades na hora de desenvolver soluções utilizando ferramentas de IA, complicação que compromete o potencial de inovação e competitividade do mercado brasileiro.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoIAinovaçãoInteligência Artificialinvestimentomercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile