Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Abastecimento

Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano

Resultado, segundo a ABAD, reflete a comparação com o fim do isolamento social

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano

O faturamento do setor atacadista distribuidor, que atende diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os municípios brasileiros, cresceu 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Termômetro ABAD NielsenIQ, divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

Considerando-se apenas o mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, o Termômetro ABAD NielsenIQ aponta para um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril.

O desempenho positivo do setor atacadista distribuidor coincide com a retomada pós-pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, uma vez que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, analisa Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

Bar e Farma se destacam

No varejo físico, o levantamento mostra aumento no consumo de bebidas no canal Bar, que cresceu 7,9% em volume e 21,5% em valor. Enquanto isso, tanto no ramo de alimentos quanto no de limpeza, o destaque ficou para a contribuição do atacarejo e do autosserviço independente, responsáveis por puxar o crescimento no período estudado. Na cesta de higiene e beleza, houve aumento impulsionado pelo setor Farma tanto de cadeia quanto independente (respectivamente 24,6% e 23,2%).

Quando se fala de volume do setor atacadista distribuidor, de forma geral os canais Bar e Farma foram os que apresentaram maior crescimento. Três outros, no entanto, tiveram retração: hiper (-8,1%), autosserviço independente (-1%) e super pequeno (0,7%). Com exceção de Bazar, todas as cestas cresceram em volume no período analisado. Cigarro teve o maior crescimento (8,3%), seguida de Bebidas (4,8%) e Higiene e Beleza (3,6%).

Os dados mostram que o valor cresce acima do volume devido ao aumento de preços. Assim, Limpeza – cuja variação de preço no período superou 20% – foi a cesta com maior crescimento em valor (21,9%). Na sequência temos Higiene e Beleza, que cresceu 19,1% devido a uma variação de preços de 15,4% e Bebidas, com crescimento de 18,5% e uma variação de preços de 13%.

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 empresas do setor atacadista distribuidor, traçando, sobre dados declarados,

comparativos entre os períodos selecionados.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Abastecimento, Foodservice, Notícias, Supermercados
  • Tags: abastecimentoatacadistaatacadoBrasildistribuidorEconomiaempresasFaturamentofoodservicelojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciossupermercadosupermercadosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile