Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Varejistas desejam oferecer pagamento por aplicativo

  • de Redação
  • 7 anos atrás

O estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a Ferraz Pesquisas, fez uma radiografia dos principais meios de pagamento utilizados por consumidores e empresas do setor. De acordo com a pesquisa, 62% das empresas varejistas pretendem oferecer aos clientes a possibilidade de pagamento por meio de aplicativo, porém a falta de informação sobre o uso da ferramenta e o pouco conhecimento dos consumidores a respeito da tecnologia ainda restringem a aplicação.

O estudo mostra que o tipo de pagamento utilizado pelos clientes varia conforme a compra e o produto. Normalmente, bens duráveis são pagos com cartão de crédito, muitas vezes em parcelas, já as compras de consumo imediato, nas lojas físicas, costumam ser realizadas com cartão de débito ou dinheiro.

Para as compras online, o cartão de crédito é o principal meio, independente do tipo de plataforma utilizada, seja smartphone ou desktop. “A relevância do meio de pagamento é muito mais cultural do que tecnológica, e a sua evolução dependerá do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou a wearables”, afirmou Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

Outro tema que merece atenção especial são as ferramentas online utilizadas: somente 32% dos consumidores utilizam cupons de desconto, 23% programas de fidelidade e 17% cashback. Quase metade (46%) não utilizam nenhuma dessas ferramentas, que são meios de proporcionar satisfação e fidelização ao consumidor.

O estudo ainda verificou que a possibilidade de uso de criptomoedas, como o Bitcoin, costuma gerar curiosidade entre os brasileiros, mas a falta de segurança e de informação sobre seu funcionamento impedem o uso, o que condiz com a opinião das empresas, que não pretendem oferecer a opção nos próximos meses.

Para a realização do estudo, foram ouvidos diversos segmentos do varejo nacional, entre eles Eletromóveis, Materiais de construção, Supermercados, Drogarias e Perfumarias, Foodservice, Moda, Livrarias, Artigos do Lar e Óticas, Jóias e Acessórios. Também foram entrevistados 605 consumidores em todo o país, dos quais 92% costumam fazer compras online.

*Imagem reprodução

  • Categories: Meios de pagamento, Notícias

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile