Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Nespresso, Eisa e NetZero unem-se em 1º projeto de biochar em escala no Brasil

É a primeira vez que um projeto desse produto reúne todos os participantes de uma cadeia de valor

Redação de Redação
20 de abril de 2024
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Nespresso, Eisa e NetZero unem-se em 1º projeto de biochar em escala no Brasil

A NetZero, startup francesa pioneira na produção industrial de biochar nos trópicos, e a Eisa, um dos principais comerciantes de commodities agrícolas do mundo, firmaram parceria com a Nestlé Nespresso, marca líder de café premium, em um projeto inédito de biochar na cidade de Machado, no Estado de Minas Gerais. É a primeira vez que um projeto de biochar reúne todos os participantes de uma cadeia de valor, de agricultores a cooperativas, de comerciantes a marcas finais.

Conforme comunicado da NetZero, 16 mil toneladas de resíduos de processamento de café não utilizados serão transformadas em 4 mil toneladas de biochar por ano, com o objetivo de remover cerca de 6 mil toneladas de CO2 da atmosfera. Esse biochar retornará aos mesmos agricultores que forneceram a biomassa inicial, em um modelo totalmente local e circular, para ser usado como corretivo do solo.

A startup explicou que, no solo, o biochar atua como uma “esponja” que retém água e nutrientes de forma duradoura no nível da raiz da planta. Isso permite, com uma única aplicação, aumentar a produtividade do café e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente o uso de fertilizantes, que atualmente contribuem para uma parcela significativa da pegada de carbono do café. O biochar também desempenha um papel importante no aumento da resistência das plantas durante as secas e outros eventos climáticos extremos.

Além de seus benefícios agronômicos, o biochar também é reconhecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como uma das principais soluções de remoção de carbono necessárias para atingir emissões líquidas zero até 2050. O uso de biochar na produção permite extrair e estabilizar o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera, fixando-o nos solos por milênios em uma forma muito estável.

“O solo é fundamental em nosso compromisso com a agricultura regenerativa. É por isso que estamos entusiasmados em apoiar a ECOM e a NetZero com essa inovadora instalação de biochar, uma solução natural semelhante ao carvão vegetal que melhora a saúde e a regeneração do solo, ajudando a neutralizar as emissões de carbono”, disse Jérôme Perez, diretor de Sustentabilidade da Nespresso.

O anúncio foi feito após a reunião anual do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso, em Paris, e ocorre depois que a NetZero e a ECOM anunciaram, em fevereiro, sua colaboração para ampliar o uso do biochar no Brasil.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ypê lança campanha 100% digital em parceria com mais de 100 influenciadores

Próxima Postagem

Pizza Hut lança mistura de pizza com sanduíche com foco na geração Z

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pizza Hut lança mistura de pizza com sanduíche com foco na geração Z

Pizza Hut lança mistura de pizza com sanduíche com foco na geração Z

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.