Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Supermercados

Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro segundo Abras

Apesar da queda, houve crescimento de 2,25% na comparação com fevereiro de 2024

  • de Redação
  • 4 meses atrás
Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro segundo Abras

O consumo nos lares brasileiros recuou 4,25% em fevereiro, em relação a janeiro deste ano. Os dados compõem o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que justifica que este movimento é sazonal e típico do início do ano. Por outro lado, o consumo apresentou crescimento de 2,25% quando comparado com fevereiro de 2024.

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, esse crescimento na comparação anual reflete a expansão da renda, redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais.

Todos os indicadores apresentados pela Abras são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.

“Nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias foi pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos”, relembra Milan, destacando que a priorização de gastos fixos gera redução do consumo de outros itens no período.

Além desses fatores, o executivo também pontua que a realização do Carnaval em março – diferentemente de 2024, quando ocorreu em fevereiro – também influenciaram o desempenho mensal.

Ovos e Café

O preço da cesta AbrasMercado (composta por 35 produtos de largo consumo) subiu 0,73% em fevereiro ante janeiro, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional.

O destaque do mês foi o encarecimento nos preços dos ovos (15,39%), seguida pelo café torrado e moído (10,77%).

O aumento atípico no preço dos ovos, observado desde a segunda quinzena de janeiro, fez do item o
produto com maior variação na passagem de janeiro para fevereiro.

As maiores altas ocorreram na região Sul (23,24%), seguida do Centro-Oeste (20,76%), Norte (18,38%), Nordeste (16,67%) e Sudeste (15,12%).

Já o café torrado e moído manteve a tendência de alta, com avanço de 10,77%. No acumulado do ano, o avanço supera 20,25%, e em 12 meses atinge 66,19%.

No recorte da cesta de alimentos básicos (composta por 12 produtos) houve encarecimento de 0,70% em fevereiro antes janeiro, passando de R$ 345,56 para R$ 347,99 na média nacional.

Entre os itens que registraram queda nos preços, destacam-se: feijão (3,33%), óleo de soja (1,98%), arroz (1,61%), farinha de mandioca (1,61%), leite longa vida (1,04%), açúcar refinado (0,28%) e massa sêmola de espaguete (0,16%).

Com informações de Estadão Conteúdo (Júlia Pestana).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Indústria, Supermercados, Varejo
  • Tags: AbrasalimentaçãoBrasilclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoConsumo nos LaresmercadonegóciossupermercadosupermercadosVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile