Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Black Friday atrai mais visitas ao e-commerce do que Natal

Relatório mostra que comércio eletrônico registrou melhor desempenho em novembro

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Black Friday atrai mais visitas ao e-commerce do que Natal

Depois de um pico de tráfego no e-commerce brasileiro em novembro, por ocasião da Black Friday, o setor registrou baixa em dezembro — embora este também seja um mês esperado pelos lojistas por causa das compras de Natal.

Na comparação mensal, houve queda de 4,7% nas visitas únicas entre as plataformas do comércio eletrônico, somando 2,5 bilhões de acessos no mês.

Foi o segundo melhor desempenho de 2022, contudo: em novembro, esse número havia sido de 2,63 bilhões. Os dados fazem parte do Relatório dos Setores E-commerce no Brasil da Conversion do mês de dezembro.

Em outras palavras, a Black Friday atraiu mais pessoas ao e-commerce do que o Natal, apesar dessa última data do ano ainda ser considerada mais importante pelos setores do varejo e de serviços — ao menos em termos de receitas.

O perfil de segmentos mais acessados pelos consumidores reforça essa percepção: se no mês da Black Friday houve aumento nas buscas por itens esportivos, eletrodomésticos e eletrônicos e joias e relógios, em dezembro quem viu suas visitas aumentarem foram os players de produtos infantis (10,5%), do turismo (7,6%), de comidas e bebidas (6,4%).

Na verdade, os produtos mais acessados em novembro foram justamente os que sofreram as quedas mais bruscas agora, como o segmento de Esportes, que perdeu 16,5% do seu tráfego, e o de Eletrônicos, que desidratou cerca de 14%.

O varejo, principal segmento do relatório, também caiu em dezembro (-4,9%), puxando para baixo o resultado geral.

Outros grupos relevantes também perderam visitas, como o de Moda e Acessórios (-3,1%) e o de itens importados (-4,6%).

“Esses dados mostram o perfil comum de consumo dessa época do ano, em que as famílias procuram presentes para crianças, organizam a ceia de Natal e projetam as viagens de férias”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion.

“O que é interessante é observar como o e-commerce se alinhou bastante às compras da Black Friday, quando as pessoas vão atrás de uma variedade maior de produtos — pensando nas oportunidades e no que elas já estavam esperando há alguns meses para comprar”, completa.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias
  • Tags: clienteClientesCom foto (única)comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceNotícias geraisvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile