Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Consumo

Panetones apresentam uma queda de 21,1% no tamanho médio em 2023

Estudo da Scanntech destaca que os produtos também estão mais caros nos supermercados e atacarejos

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Panetones apresentam uma queda de 21,1% no tamanho médio em 2023

Os panetones, alimento típico das festas de final de ano, registram variação no tamanho médio das unidades com uma queda de 21,1% em relação ao ano passado, conforme mostra um levantamento realizado pela Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar. O estudo destaca que, além de apresentarem um tamanho reduzido, os produtos estão mais caros nos supermercados e atacarejos, com um aumento de 27% no preço por quilo em comparação com o ano passado. Desta forma, houve uma queda nas vendas do produto.

No levantamento, foram utilizados dados de mais de 40 mil pontos de venda (PDVs), revelando uma média de queda no volume de venda de panetone em relação a 2022 de 13,8%. A menor retração ocorre na região Centro-Oeste, com 27,7%. Em segundo lugar, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registram um volume de vendas 21,3% menor.

“Seja em lata ou embalagem normal, tradicional ou gourmet, o fato é que o pico de vendas acontece em dezembro quando a procura do consumidor cresce mais de 300%, quando comparamos com novembro”, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

No estado de São Paulo, o interior apresenta uma diminuição de 12,6%, enquanto a região metropolitana da capital registra 10,7%, o mesmo número da região Sul. No Norte, a pesquisa indica uma redução de 20,9% em relação ao ano anterior. No entanto, o Nordeste foi a única região que apresentou crescimento nas vendas, com 8,2%.

Ao analisar a variação de preços do panetone em novembro, destaca-se que Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro apresentaram a maior variação, atingindo 45,8%. O interior de São Paulo registrou uma variação de 24,7%, enquanto a capital paulista teve uma variação de 21,2%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de 28,2%, no Norte foi de 12,2%, na região Sul alcançou 24,6%, e no Nordeste, a variação foi de 11,8%.

Em todo o Brasil, os dados da Scanntech indicam que o interior do Estado de São Paulo e a Região Sul se destacam como as áreas de maior relevância para a venda de panetone, representando 25,5% e 23,8%, respectivamente.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação (Freepik)

  • Categories: Consumo, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoatacarejoBrasilcomérciocomportamentoconsumoEconomiaempresasFestasfinal de anofoodserviceindústriamercadomercado&consumoNatalnegóciospanetonepesquisaprodutosScanntechvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile