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Home Black Friday

E-commerce lidera preferência entre consumidores durante a Black Friday

Pesquisa indica que frete grátis e entregas em até 24 horas têm papel decisivo na compra

  • de Gabrielly Mendes
  • 2 anos atrás
Black Friday

Esperada por varejistas e consumidores, a Black Friday deste ano terá o e-commerce como o principal canal de compra no País. A afirmação é do estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital. A pesquisa ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro.

A otimização logística tem um papel decisivo no momento de fechar um carrinho. O estudo mostrou que 75% dos entrevistados consideram o frete grátis como um dos motivos para comprar em canais online e que um a cada três consumidores veem entregas no mesmo dia ou até em 24 horas como um diferencial.

Os eletrodomésticos, eletrônicos e celulares são as três categorias mais buscadas pelos brasileiros, seguidas por moda e casa e decoração.

Os dados apontam que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais neste ano, em comparação com 2022, mas a porcentagem do ticket médio por pedido deve permanecer estável. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$ 500 (alta de 2%); 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$ 1.000 (semelhante ao ano passado); 20% vão investir entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$ 2.000 (20% em 2022).

“Com 67%, a maioria dos consumidores pretende parcelar suas compras em até seis vezes, o que comprova um planejamento financeiro para a compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, afirma Daniel Davanço, country head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago.

O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago, que saltou de 12,5% em 2022 para 32,5% em 2023) e Pix parcelado.

Vagas temporárias

Com o esperada alta no volume de vendas, o Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os colaboradores vão ter chance de efetivação e correspondem a 1⁄5 do quadro de funcionários de todo o Brasil.

As vagas abertas são para centros de distribuição nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Black Friday, Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Black FridayBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommercemarcasMercado Livreomnichannelonlinevarejo

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