Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As lojas do futuro passam obrigatoriamente pelas lojas de conveniência

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
conveniencia nas compras

Durante a crise gerada pela pandemia alguns segmentos do varejo apresentaram um fôlego surpreendente e tiveram crescimento num ano tão adverso. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), este ano as vendas deverão ter crescimento real, descontando a inflação, de 3,9%. Já as farmácias faturaram 7,74% a mais neste 1º semestre, em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Grande parte destes números tiveram forte participação das vendas online.

Existe porém um segmento que praticamente depende exclusivamente das lojas físicas e que mesmo assim teve um aumento de vendas considerável neste período – de 11,6%, segundo levantamento realizado pela consultoria britânica Ascential Retail: as Lojas de Conveniência. Trata-se de um fenômeno mundial. Em países como a Rússia, o crescimento foi de incríveis 20,33%. Neste sentido, as vendas em lojas de conveniência no mundo em 2020 deverão registrar o 3º maior crescimento entre as categorias do varejo – de 7,4%, só perdendo para as vendas por e-commerce e para as lojas de descontos.

A valorização das lojas de conveniência é uma tendência impulsionada pelos novos hábitos de consumo pós-pandemia. As pessoas em reclusão social estão cozinhando mais em casa, preferindo consumir em lojas de bairro, próximas de onde moram ou trabalham e consumindo de forma mais fragmentada, sem fazer grandes estoques. A busca é total por conveniência.

Aqui no Brasil, as lojas de conveniência estão muito associadas à postos de combustíveis sendo que as maiores empresas do setor pertencem a empresas petrolíferas. Redes como AM/PM, BRMania e Select dominam o setor. Porém grandes varejistas têm aumentado cada vez mais o número de lojas, acirrando a concorrência. Redes como Carrefour Express, Minuto Pão de Açúcar, Hirota Food Express e Americanas Express cada vez mais se fazem presente nas cidades brasileiras.  No ano passado um gigante latino-americano anunciou sua entrada em nosso mercado. Com 18 mil lojas no México, Chile, Colômbia e Peru, a marca Oxxo formou uma joint-venture com a mexicana Femsa e a brasileira Raízen Combustível e prepara a abertura de suas primeiras lojas por aqui, fora de postos.

Cientes do potencial deste mercado, os players deste setor têm investido como nunca em inovação e incorporando novas tecnologias. Justamente são deste segmento os lançamentos de alguns dos modelos de lojas mais disruptivos. Os exemplos mais emblemáticos são os da Amazon Go, da gigante Amazon e da chinesa BingoBox que foram pioneiras ao lançarem lojas autônomas em grande escala (aqui no Brasil, algumas empresas também já operam modelos de lojas sem atendentes nem caixas, incluindo nós). Recentemente a gigante francesa Carrefour e as japonesas Lawson e 7-Eleven anunciaram que estão atualmente testando conceitos autônomos.

Pelo mundo, diversas outras redes têm anunciado novidades tecnológicas. Em Nova York, a rede The Drug Store, montou lojas onde os clientes podem levar sua bebida favorita em uma geladeira, dizer à empresa o que pegaram via mensagem de texto e vão embora; o pagamento é debitado diretamente na conta. Ainda nos Estados Unidos, a rede 7Eleven adicionou em seu aplicativo de entregas, a opção de fazer pedidos e pagamentos por voz através dos dispositivos Google Home e Amazon Echo Alexa. Os clientes podem escolher diversos produtos que serão entregues em até 30 minutos. Já a Tesco abriu em Londres uma loja de conveniência com a bandeira Tesco Express que não aceita dinheiro físico de forma alguma, porém os clientes têm à disposição uma vasta variedade de meios de pagamentos para realizarem em self checkouts. Ainda na Inglaterra, a rede Co-Op UK lançou um serviço de entregas apenas com mini carros-robôs autônomos elétricos. Zero-emissão de carbono!

Pelas suas características, as lojas de conveniência ganham relevância ainda maior neste novo momento do consumidor. Compras rápidas através de autoatendimento, cashless, com uma variedade de produtos sob medida e exclusiva para a realidade local. Tudo isto com apoio de tecnologia de ponta e acessível associada com opções de entregas via delivery através de aplicativos amigáveis.

É a tecnologia trabalhando a favor da nossa comodidade, eficiência e segurança. Não tem volta!

NOTA: Nós somos a Omnibox, startup especializada em varejo autônomo. Nossas lojas possibilitam uma nova alternativa de omnichannel para empresas de todos os segmentos que desejam atuar no D2C. Unimos o físico e o digital, numa rede de lojas físicas white label, sem a necessidade de atendentes nem caixas, com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias na semana. Tudo gerenciado por um super app e muita tecnologia. Conheça a Omnibox – a sua loja autônoma – touchless e cashless, para um mundo em transformação! www.omnibox.net.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

OMO Lavanderia Compartilhada adquire grande empresa do segmento

Próxima Postagem

Walmart supera estimativa de lucro com recorde em vendas online nos EUA

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Walmart

Walmart supera estimativa de lucro com recorde em vendas online nos EUA

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.