Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Falando em custos operacionais, o que fazer com a conta de energia elétrica?

Redação de Redação
19 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jéssica Costa*

Vendas caindo, custos subindo. Dados divulgados esta semana mostram que as vendas no varejo caíram 3,5%, quando comparadas com o mesmo período do ano passado. O momento exige reinvenção e atenção em cada detalhe!

Leia também:

– Credenciamento LATAM Retail Show é gratuito e dá descontos para congressos;

– LATAM Retail Show 2015 – o varejo nunca mais será o mesmo 

Neste contexto e alinhado com o que tenho visto nos últimos meses, o custo com energia elétrica tem me chamado atenção. Afinal, o impacto dos reajustes oneram em muito os resultados. Em alguns segmentos, como shopping centers e supermercados, esse número representa aproximadamente 80% das contas de consumo. No varejo, ar condicionado, lâmpadas e refrigeração também respondem por um valor significativo. O pior é termos a sensação de que não há muito o que fazer.

Não temos água para operar as hidrelétricas e, por sua vez, as termoelétricas que têm o custo superior, estão operando a todo vapor. Mesmo pagando caro temos o risco de não ter energia; avaliando os níveis de nossos reservatórios desde 2000, vivemos o segundo pior momento de armazenamento de energia, ficando atrás apenas de 2001, ano em que vivemos o temido racionamento.

Em estudo recente feito em um de nossos projetos, identificamos que entre 2013 e 2016, teremos um aumento superior a 165% no custo total. Naturalmente, este número varia em função da forma de consumo como, por exemplo, se o consumo é de ponta (horário mais caro) ou fora de ponta (tarifa reduzida). Mas, independente da forma de consumo, para absorver um aumento de 165% em uma conta tão representativa, faz-se necessário muita inovação, quase mágica!

Além da conscientização na forma de consumo, o que as empresas podem fazer de diferente?
Podem buscar soluções em lâmpadas de LED, investimento em equipamentos mais eficientes, buscar projetos de automações em itens com responsabilidade significativa no consumo, operar com geradores nos horários de ponta e, finalmente, caso a Portaria 44** seja regulamentada, o ministério autorizará que comércio e indústria com geradores injetem energia na rede. Ainda temos a opção de migrar para o mercado livre.

Por diversos motivos, tenho certeza de que o Governo busca alternativas para baratear a energia, o que deixa decisões como se manter no mercado cativo (compra de energia direto da concessionária) ou migrar para o mercado livre (contratação de energia de um agente comercializador) bem difíceis.

Ir para o mercado livre é uma aposta, uma vez que as condições de compra e de consumo são negociadas com base no cenário atual, porém condicionadas a um contrato de longo prazo. É como operar na bolsa de valores (lembrando que a bolsa é uma opção de investimento, enquanto a energia é uma commoditie necessária para a existência).

No Brasil, aproximadamente 70% da energia elétrica é proveniente de hidrelétricas, 27% das termoelétricas, e nuclear e eólica se aproximam de 3% juntas. As hidrelétricas, famosas por fornecerem “energia limpa” (há controvérsias), estão cada vez mais escassas, pois dependem das chuvas. Estamos suportados pelas termoelétricas, que têm custo elevado. O Governo encontrou uma forma de repassar esse custo para as pessoas físicas e jurídicas, criando as bandeiras verde, amarela e azul. Todavia, reforço que a economia brasileira não suportará os custos de energia nos patamares atuais e, portanto, tenho a expectativa que seja “tirado algo da cartola” nos próximos meses.

Independentemente de qualquer variável, está na hora de tirar os projetos que resultam em redução de consumo de energia da gaveta e… mãos à obra! Com o custo atual, estes projetos tendem a dar retorno financeiro em um prazo surpreendente.

*Jéssica Costa (jessica.costa@agrconsultores.com.br) é sócia e head de Consultoria da GS&AGR.

**Portaria nº 44. Para acessar o documento, acesse: http://goo.gl/tGnioD

Postagem anterior

Presidente da NRF, Matthew Shay, estará no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Algo de bom no momento atual

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Algo de bom no momento atual

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.