Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

Segundo estudo da Febraban, a população usa o Pix como meio de pagamento de menor valor

  • de Redação
  • 4 semanas atrás
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

O Pix foi o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 2024, com 63,8 bilhões de transações realizadas ao longo do ano. O número representa um crescimento de 52% em relação a 2023, quando foram feitas 41,9 bilhões de operações. Os dados fazem parte de um levantamento da Febraban, com base em informações do Banco Central e da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços).

O volume de transações por Pix superou, sozinho, a soma de todas as demais formas de pagamento — incluindo cartão de crédito, débito, boleto, TED, cartão pré-pago e cheques —, que juntas totalizaram 50,8 bilhões.

“O Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro ao oferecer uma ferramenta simples e segura de pagamentos instantâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso, promoveu a inclusão financeira no país, ampliando o acesso aos serviços bancários”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Lançado em novembro de 2020, o Pix ganhou rapidamente espaço entre os meios de pagamento. No primeiro mês de funcionamento, ultrapassou o DOC. Em janeiro de 2021, superou as transações por TED e, em março, as feitas por boleto. Em maio daquele ano, já havia ultrapassado a soma de todos esses instrumentos.

Em relação aos cartões, o Pix superou o débito em janeiro de 2022 e o crédito no mês seguinte. No ranking de 2024, os cartões de crédito apareceram em segundo lugar, com 19,8 bilhões de transações, seguidos por cartão de débito (16,7 bilhões), cartão pré-pago (9,2 bilhões), boletos (4,2 bilhões), TED (821 milhões) e cheques (125 milhões).

Ted lidera em valores

Apesar da liderança em volume de operações, o Pix ficou atrás da TED em valores transacionados. Enquanto a transferência eletrônica somou R$ 43,1 trilhões em 2024, o Pix movimentou R$ 26,9 trilhões. Boletos aparecem em terceiro, com R$ 6,2 trilhões, seguidos por cartão de crédito, com R$ 2,8 trilhões.

“A população usa o Pix como meio de pagamento de menor valor, como foi previsto à época do lançamento da ferramenta, fazendo com que o número de transações aumente em um ritmo acelerado. São pagamentos rotineiros do dia a dia. Já para transações maiores e, principalmente, entre empresas (B2B), a predileção é pela TED”, explica Faria.

Imagem: Envato

  • Categories: Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexperiênciainovaçãoinvestimentomeios de pagamentomercadonegóciosPIXRedvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile