Web Summit Rio 2024: personalização e o papel estratégico do Account Based Marketing

personalização e o papel estratégico do Account Based Marketing
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Nesta semana, estou acompanhando de perto o Web Summit Rio e minha primeira experiência no evento não poderia ser mais marcante, ficou claro porque é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Participar de momentos assim é a oportunidade ideal para fazer networking, analisar as tendências do mercado e o surgimento de novas startups, além de, claro, absorver conteúdo de qualidade. Desde o primeiro dia, eu tive o privilégio de acompanhar insights valiosos sobre a importância de colocar o cliente no centro dos negócios, focando, principalmente, na personalização e valorização das necessidades de cada um.

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Carolina Nucci, mentora de negócios B2B que já passou pela 3M, trouxe em sua apresentação uma reflexão importante que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo do marketing: o papel vital do Account Based Marketing (ABM), uma estratégia focada em identificar e direcionar esforços para segmentos ou clientes potenciais, em vez de um mercado mais amplo. O foco, nesse caso, é a personalização adequada para atender às necessidades individuais, com o intuito de criar relacionamentos mais profundos e duradouros.

De fato, uma abordagem estratégica é essencial, já que muitas vezes seguir por um lado tradicional não leva em consideração a individualidade dos clientes. E aqui quero propor uma reflexão sobre o cenário complexo em que estamos inseridos, como destacado por Carolina, ao evidenciar a importância de ir além das superficialidades e compreender as pessoas por trás das empresas: o capital humano deve ser a parte mais importante dentro de uma companhia e, quando compreendemos isso e entendemos as necessidades individuais, temos negócios mais sustentáveis e relevantes.

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Não à toa, estou certa de que o ABM chegou como um respiro em meio as novas demandas do mercado. Focar em contas específicas e personalizá-las ao máximo faz toda a diferença na criação de conexões genuínas com seus clientes-alvo. A segmentação de contas em tiers e a compreensão profunda de cada jornada do cliente, por exemplo, são aspectos-chave dessa estratégia, que visa não apenas impulsionar as vendas, mas manter um engajamento duradouro.

A reputação da marca em uma era tecnológica

Ainda no primeiro dia, também não posso deixar de comentar a apresentação de Eduardo Neves, fundador e CEO do Reclame Aqui, que mostrou uma perspectiva valiosa sobre ouvir ativamente o cliente e responder de forma proativa. Além de compartilhar a história inspiradora por trás da empresa, o executivo reforçou como uma experiência pessoal negativa levou à criação de uma plataforma que dá voz aos consumidores. O que fica de aprendizado é a ideia de que, em um mercado em que o preço já não é mais o principal diferencial, a qualidade do relacionamento com o cliente se destaca.

E, claro, vale ressaltar um ponto importante trazido por Neves sobre a integração da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente. Que essa tecnologia está revolucionando todas às áreas de negócios já sabemos, sobretudo para melhorar processos e eficiência, mas é preciso manter a humanidade no centro de tudo. No final, o objetivo é sempre entregar um serviço melhor e mais rápido, seja por meio de interações humanas ou com as ferramentas de alta tecnologia.

Acompanhando todas essas palestras, não há como negar que a importância de uma abordagem personalizada e centrada no fator humano com o apoio do ABM são capazes de desempenhar um papel crucial nesse processo.

Ao ouvir atentamente as necessidades individuais dos clientes, investir em personalização e manter um compromisso contínuo com a qualidade, as marcas podem se destacar e conquistar a confiança e lealdade dos consumidores. O cenário está mudando, e os clientes não podem esperar. Temos que agir agora.

Marilyn Carvalho, head global de marketing na ClearSale.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação

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