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Monest cria Inteligência Artificial para simplificar negociação de dívidas

Tecnologia diminui o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Monest cria Inteligência Artificial para simplificar negociação de dívidas

Quatro em cada dez brasileiros (ou 65,45 milhões de pessoas) estavam negativados no último mês de fevereiro, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para ajudar as companhias a melhorarem o índice de resolução de pendências financeiras de clientes em situação de débito, a Monest, empresa de recuperação de crédito, criou o Monest IA, um assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para conversar com os clientes inadimplentes e negociar o pagamento de forma autônoma e escalável.

A Monest IA utiliza a sua base de dados treinada na inteligência da OpenAI empregada no ChatGPT e é uma das primeiras plataformas desenvolvidas com essa proposta específica de negociação de dívidas. Ela é capaz de conduzir negociações por meio de diálogos naturais e oferecer propostas de acordo – tudo pré-configurado por humanos –, levando em consideração o perfil de cada cliente.

A assistente de negociação interpreta as respostas do devedor e oferece soluções para o pagamento de forma facilitada para que o cliente consiga encaixar a despesa no seu orçamento. As condições são ofertadas pelo assistente a partir de limites pré-estabelecidos pelo credor.

“Resolvemos a dor das empresas em cobrar os clientes, ao mesmo tempo que ajudamos o devedor a resolver facilmente o seu problema, tudo em um ambiente digital e sem constrangimento”, resume Thiago Oliveira, CEO da Monest.

A Monest estima que a tecnologia possa diminuir o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%. Caso a negociação não tenha sucesso nessa primeira instância, o cliente é direcionado para um atendente humano que dará continuidade ao atendimento.

Experiência do cliente aprimorada

A experiência do cliente é algo relevante no processo de recuperação de crédito e, portanto, é preciso levar em consideração as preferências de cada um. Para Oliveira, o consumidor moderno, em sua maioria, é mais digitalizado. Segundo o executivo, na maior parte dos casos, o cliente prefere contatos rápidos e menos invasivos e isso inclui facilidades para quitar suas dívidas por meio de canais digitais.

“A Monest IA gera uma melhor experiência para o cliente porque ele fica mais confortável em conduzir uma negociação de forma mais amigável, sem ter o constrangimento de falar sobre esse assunto delicado com uma outra pessoa”, conclui Oliveira.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: AIBrasilChatGPTclienteClientesCom foto (única)comportamentoconsumidorconsumidoresdigitalempresasestratégiaexperiênciaIAinovaçãoInteligência ArtificialNotícias geraistecnologia

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