Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Quase metade das empresas não usa Inteligência Artificial em segurança cibernética

Estudo da KPMG traz principais desafios das empresas contra ameaças digitais

  • de Redação
  • 4 meses atrás
Quase metade das empresas não usa Inteligência Artificial na segurança cibernética

Mesmo com o avanço cada vez mais rápido da Inteligência Artificial, a adoção da tecnologia não necessariamente acompanha essa velocidade. Uma pesquisa realizada pela KPMG com a participação de 40 líderes da área de tecnologia revelou que 48% das empresas não utilizam IA para melhorar a segurança cibernética, pois não têm certeza se poderia aprimorar esses processos. Por outro lado, 40% das corporações implementaram essa inovação como proteção dentro de aplicativos, simulações de phishing e monitoramento de dados e fontes. O relatório foi feito em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Claramente, as organizações estão no início da jornada de cultura de segurança cibernética e mais ainda quando se trata do uso da inteligência artificial para apoiá-la. As empresas estão em modo de teste no uso da tecnologia”, afirma o sócio-líder de segurança cibernética e privacidade da KPMG no Brasil e na América do Sul, Leandro Augusto.

O estudo “Uma nova era de cultura de segurança cibernética” ainda traz uma definição das características e os principais desafios que as organizações enfrentam ao criar uma cultura de segurança cibernética forte. Além disso, o relatório apresenta casos de uso para empresas aplicarem e oferece sete considerações para transformar esse processo por meio da adoção da Inteligência Artificial. Confira abaixo:

1. Descreva suas aspirações: entenda a cultura de segurança cibernética e defina metas.
2. Garanta suporte e investimento: busque suporte para incorporar a IA em todas as funções.
3. Explore e experimente: identifique as lacunas e explore opções para usar a Inteligência Artificial.
4. Priorize e implemente: foque na implementação da IA e na redução de riscos.
5. Colete e meça o que importa: destaque os dados e aproveite os casos de uso para evitar impactos.
6. Esteja ciente dos novos riscos: considere o que as ferramentas podem ou não fazer.
7. Priorize a jornada de mudança dos funcionários: priorize o bem-estar com comunicações, treinamento e reconhecimento.

“Uma grande parcela das organizações consolidadas no mercado realiza o acompanhamento dos processos de implementação da inteligência artificial. A tecnologia pode ser um divisor de águas no desenvolvimento de uma cultura de segurança cibernética robusta. Para aproveitá-la ao máximo, as empresas devem ter clareza dos objetivos, considerar riscos em evolução e monitorar o progresso”, finaliza Daniel Pacheco, sócio-líder de consultoria em tecnologia da KPMG no Brasil.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: AIBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoIAInteligência ArtificialKPMGmercadonegóciossegurança cibernéticasegurança digitaltecnologiaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile