Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Lojas com estoques adequados sobem para 58,8% em janeiro, diz FecomercioSP

Em janeiro do ano passado, 57,2% das lojas tinham estoques adequados

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Lojas com estoques adequados sobem para 58,8% em janeiro, diz FecomercioSP

O comércio da Grande São Paulo começou o ano com estoques em situação considerada adequada em 58,8% das lojas, porcentual superior aos 56,2% registrados em dezembro. O dado é da FecomercioSP, entidade que representa empresas de comércio, serviços e turismo do Estado.

Em janeiro do ano passado, 57,2% das lojas tinham estoques adequados – ou seja, a situação atual está um pouco melhor do que a de um ano atrás.

Conforme a FecomercioSP, o número de lojas com estoques acima do normal caiu de 24,1%, em dezembro, para 23,1% neste mês. Também caiu o porcentual de lojas com estoques abaixo do ideal: de 19,7% para 18,1% de um mês para o outro.

Assim, o índice que mede a adequação dos estoques – 117,6 pontos em janeiro – teve uma melhora neste mês, ao marcar variações positivas de 4,7% ante dezembro e de 2,7% em um ano.

Marketplaces

Uma pesquisa realizada pela plataforma Compra Agora, em parceria com o Instituto Locomotiva, desvendou algumas tendências e realidades do varejo de vizinhança. Atacado, distribuidores e vendedor/representante são os canais mais utilizados para fazer compras de reposição de estoque e canal de maior frequência de compra, por exemplo. Já os marketplaces ganham espaço na percepção de conveniência no setor do varejo de vizinhança alimentar.

Entre os motivos que levam a esses canais, o preço é citado como principal para escolha no atacado (45%), varejo (30%), distribuidores (31%) e indústria (27%). Não precisar se deslocar para loja física aparece como principal motivo pela escolha de Marketplaces (31%) e representantes (28%).

Preços e conveniência são apontados como drivers mais importantes para adoção de marketplaces exclusivos para empresas. Custo foi citado por 38%, tempo por 27%, benefícios por 14%, produto por 9%, prazo por 7% e marca por 5%.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentoEconomiaempresasEstoqueestratégiaFaturamentofecomercioSPLogísticalojalojasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile