Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Estado de SP abre diálogo com setor de Alimentação e pode rever aumento de ICMS

Elevação de 3,2% para 12% pode levar ao fechamento de estabelecimentos e repasse de preço ao consumidor

  • de Redação
  • 6 meses atrás
Estado de SP abre diálogo com setor de Alimentação e pode rever aumento de ICMS

O governo de São Paulo iniciou diálogo com representantes do setor de Alimentação, abrindo a possibilidade de reverter a extinção do benefício fiscal que prevê a elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 3,2% para 12%. A medida, que entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, gerou um forte movimento no setor, que argumenta contra os impactos negativos que o aumento tributário causaria às empresas do ramo.

A reunião, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do secretário de Governo, Gilberto Kassab, que se mostrou receptivo às demandas da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

Durante a reunião, Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, destacou os graves impactos que a mudança na tributação traria ao setor de foodservice, que conta com mais de 500 mil empresas no Estado.

Segundo Pinto, a elevação do ICMS para 12% tornaria São Paulo o Estado com a maior carga tributária do Brasil, o que poderia afastar novos investimentos e levar ao fechamento de estabelecimentos, além de demissões em massa. Ele ressaltou que o impacto seria sentido diretamente pelo consumidor, com o repasse da alta de custos para o preço final dos produtos.

“Se isso acontecer, São Paulo será o Estado com a maior carga tributária do País. Além de afugentar novos investimentos, o repasse ao consumidor será imediato. É o cliente, na ponta, quem vai acabar pagando a conta”, alerta Pinto.

Impactos para as pequenas e grandes empresas

Uma das propostas do governo estadual é que a extinção do benefício afete apenas empresas que operam no regime de lucro presumido ou real, ou seja, aquelas que faturam acima de R$ 4,8 milhões por ano.

Já os estabelecimentos enquadrados no Simples Nacional, que representam 80% do setor, estariam preservados. Esse argumento foi contestado por líderes do setor, como Sylvio Lazzarini, da Fhoresp, que alerta para a criação de um abismo tributário entre as empresas, prejudicando o crescimento das pequenas e médias empresas.

“Se isso acontecer, haverá enorme abismo entre as empresas do Simples Nacional e as demais, o que se constituirá em uma trava ao crescimento das pequenas”, afirmou Lazzarini. Ele também destacou que muitas empresas podem preferir manter-se no Simples Nacional, limitando seu crescimento e dificultando a geração de novos postos de trabalho.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobaresBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocriseEconomiaempresasEstado São PauloestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceICMSmercadorestaaurantes

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile