Tecnologia guia consumidor pelos corredores de lojas e mercados

Kadeh lança aplicativo que traça caminhos otimizados dentro do ponto de venda

Imagine andar pelo supermercado, lojas de departamentos ou pela farmácia sabendo exatamente onde encontrar cada produto, sem perder tempo circulando por corredores desnecessários à procura do que precisa ou deseja. Essa experiência, cada vez mais comum em países que investem em digitalização do varejo, começa a ganhar espaço também no Brasil.

O uso da Inteligência Artificial para mapear percursos, prever necessidades e oferecer atalhos ao consumidor tem transformado a loja em um espaço navegável. O conceito é simples: criar rotas inteligentes dentro da loja, quase como um GPS de consumo, capaz de guiar o cliente diretamente ao item desejado.

A Kadeh Soluções criou uma ferramenta que combina geolocalização interna e Inteligência Artificial para traçar caminhos otimizados dentro do ponto de venda. Ao mesmo tempo, coleta informações sobre produtos procurados e não adquiridos, permitindo que varejistas ajustem ofertas, antecipem demandas e aumentem a eficiência operacional. A tecnologia foi lançada durante a 10ª edição da Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM, no Expo Center Norte, em São Paulo.

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“A plataforma é uma espécie de Waze do consumo, que permite rotas fáceis e inteligentes de compras, e nasce para atender um consumo mais rápido, organizado e eficiente”, diz Marcelo Arruda, fundador e CEO da Kadeh Soluções.

Para localizar produtos de forma mais rápida, o consumidor pode usar o aplicativo no smartphone ou acessar a plataforma pelo site da Kadeh. A tecnologia também pode ser integrada aos aplicativos de varejistas, incluindo grandes redes de supermercados e farmácias. “É o aperfeiçoamento da experiẽncia de compras: a união do varejo tradicional com o melhor da Inteligência Artificial”, afirma.

Dados que transformam a operação

Arruda destaca que, além de facilitar a compra, o sistema registra informações sobre itens procurados e não adquiridos, as intenções de compras, oferecendo aos lojistas dados estratégicos online para gestão de estoque, reposição de mercadorias e ofertas personalizadas.

O uso dessa tecnologia também impacta a operação interna: funcionários gastam menos tempo reorganizando prateleiras, repondo produtos, e gestores passam a contar com dados em tempo real para tomar decisões mais ágeis. Especialistas afirmam que esse tipo de solução representa uma nova fase na digitalização do varejo físico, em que a experiência do consumidor e a eficiência operacional caminham lado a lado.

“Ao procurar onde está um produto, o cliente mostrará hábitos de consumo. Hoje, o empresário sabe o que vende, mas não o que deixa de vender. Com as informações colhidas pelo app, ele poderá ter uma velocidade de reação sem precedentes – direcionar, por exemplo, a inteligência do sistema para oferecer produtos correlatos no lugar dos que estiverem sem estoque”, explica Arruda.

A primeira versão do aplicativo recebeu um investimento superior a R$ 300 mil, e há planos de expandi-lo internacionalmente.

Reportagem: Daphne Kopelman

 

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