Samsung, Apple e Electrolux estão na mira do consumidor nesta Black Friday

Locaweb aponta que o entusiasmo dos consumidores para esta edição permanece em alta

Em clima de preparação para a Black Friday 2025, os consumidores já começaram a acompanhar de perto produtos, preços e promoções das marcas. Samsung, Apple e Electrolux, ao lado da Nike e Adidas, estão na mira deles, de acordo com pesquisa da Locaweb.

O entusiasmo dos consumidores para esta edição da Black Friday permanece em alta, com oito em cada dez afirmando que o objetivo principal será garantir produtos já desejados com preços reduzidos, enquanto 62% planejam descobrir novos itens e serviços em promoção — seja no dia oficial ou durante o período de “esquenta”.

“Os dados da pesquisa destacam como, de forma geral, os consumidores estão cada vez mais criteriosos. Um site oficial bem estruturado, seguro e fácil de navegar, com um domínio próprio, além de ter um email profissional para passar segurança para os clientes, funciona como um verdadeiro cartão de visitas da marca e pode ser decisivo na escolha de fechar negócio durante a Black Friday. Quem negligencia a presença digital, por outro lado, corre o risco de perder a credibilidade mesmo oferecendo boas promoções”, afirma Pedro Braga, diretor de Tech/SaaS da Locaweb.

[the_ad_group id="11688"]

Mas a busca por bons preços não é o único motivador. Muitas pessoas ainda querem aproveitar a chegada da data para investir em experiências exclusivas (26%), como pré-vendas e acesso antecipado a eventos, e acompanhar as novidades e tendências do mercado (34%).

Atenção à comunicação

Além dos preços mais baixos na data, os brasileiros também se mostraram atentos à forma como, nos próximos meses, as marcas se comunicarão e estruturarão sua presença digital. Quando o assunto é o discurso dos negócios, por exemplo, o levantamento mostra que a transparência sobre preços e condições de compra será o principal fator de confiança para 86% dos entrevistados, seguida de clareza nas informações (65%) e certa antecipação nos avisos sobre promoções e prazos (37%).

Mais até do que os comentários em sites de avaliação (58%) e a presença das marcas nas redes sociais (43%), os entrevistados também afirmaram que, durante a próxima Black Friday, darão atenção especial ao site próprio das empresas (64%), considerado, entre eles, o maior critério de credibilidade de um negócio, sobretudo endereços digitais bem estruturados e com domínio próprio.

Para garantir uma boa jornada de compra, os respondentes apontaram como essenciais uma navegação fácil e intuitiva (67%), certa segurança no tratamento dos dados pessoais, validada por selos e certificados SSL (66%), e o desempenho estável da plataforma (57%), evitando lentidão nos momentos de maior movimento.

Imagem: iStock

Sair da versão mobile