Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Uncategorized

Back to the Future

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de setembro de 2022
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos
Back to the Future
[the_ad id="169690"]

Tudo parece indicar que temos à frente um período mais positivo para a economia, o consumo e o varejo do Brasil. Nada mais natural, quando comparamos com os períodos turbulentos que ficam para trás. E isso tem muito a ver com uma obrigatória análise ampliada do cenário global e seus impactos em nossa própria realidade.

[the_ad id="138406"]

Sem ilusão ou discussão política, é preciso considerar que o quadro difícil vivido por diversas economias desenvolvidas na Europa, América do Norte e Ásia, especialmente as regiões mais dependentes da China, comparado com os fatores estruturais brasileiros em retomada pós-pandemia, criam um cenário mais positivo à frente que nos dão o direito, talvez a obrigação, de voltarmos a sonhar com um projeto mais ambicioso de futuro.

Daí, a proposta do Back to the Future. Dessa forma mesmo, em inglês, pois sua tradução talvez pudesse ensejar especulações político-partidárias.

[the_ad id="99067"]

Mas, para isso, é preciso avaliar e considerar todos os elementos estruturantes passíveis de serem organizados para a necessária criação de um projeto de futuro para o Brasil.

No cenário global à frente, o Brasil está um pouco mais isolado geograficamente de áreas sob crescente pressão no futuro próximo e tem potencial para converter um conjunto de fatores positivos em energia transformadora da nossa realidade nesse momento próximo.

Mas é decisivo que o setor privado possa se organizar para ser protagonista nesse projeto, pois o futuro é assunto sério demais para ficar só por conta dos políticos.

O conjunto da obra mostra que caminhamos aos trancos e barrancos para chegarmos neste momento com muitas feridas, carências e desigualdades, inaceitáveis se pensamos num projeto de longo prazo. Na educação, na saúde, na fome, na segurança, na sustentabilidade, para lembrar o mínimo.

Mas também é verdade que existe um Brasil, em especial o do setor privado, que cresce, expande, entende o mundo, cria o futuro, se desenvolve, pensa grande e é líder global em diversas frentes, em especial no agronegócio, nosso maior diferencial, está tecnologicamente avançado, como mostram 5G, Pix e muitas outras iniciativas, é resiliente, flexível, adaptável e, acima de tudo, está vocacionado para crescer em muitas de suas diversas áreas.

Sem esquecer nunca de tudo que precisa ser corrigido.

É um País de omniconsumidores-cidadãos, que emergiu do período tenebroso da pandemia mais consciente, preparado, conectado, tecnologicamente mais equipado e solidário.

E que no meio da tempestade mostrou virtudes que precisam ser valorizadas. E acima de tudo, precisa pensar grande e com os olhos no futuro.

A disputa política de curto prazo tende a criar uma cortina de fumaça caracterizada numa mesquinhez crônica, que valoriza mais os erros dos que os acertos, mais o curto prazo do que o futuro e onde a crítica, a visão do copo meio vazio se tornam dominantes. Sem nenhuma conexão com qualquer vertente político-partidária. Temos muitas feridas abertas para pensarmos apenas em curativos paliativos de curto prazo.

Mas o paciente tem vigor, força e está estruturalmente preparado para maiores desafios num cenário em que mundo está cambaleando.

O que não falta são diagnósticos dos problemas e suas causas.

O que nos falta é um projeto que integre as virtudes, conhecimento, visão e determinação do setor privado para promover a transformação. Insistimos. Um projeto de futuro é assunto sério demais para deixar apenas por conta dos políticos.

Essa foi uma das principais conclusões de todas e todos que participaram do Latam Retail Show 2022, presencial e virtual, que depois de 102 horas de conteúdo, 218 palestrantes nacionais e internacionais, 8 pesquisas inéditas sobre diferentes temas analisando percepções da realidade na visão de consumidores e líderes dos setores de varejo e consumo puderam observar como estamos avançados nas mais diversas áreas dessas atividades.

E, de maneira quase natural, o Back to the Future emergiu como a proposta para o tema central do evento do próximo ano, de 19 a 21 de setembro de 2023, como um caminho a ser construído, integrando mais o setor privado na transformação que continuará a acontecer no País.

Especialmente, se os líderes que inspiram líderes dos setores do varejo e consumo trouxerem sua contribuição, visão e determinação para que isso possa acontecer.

Por incrível que pareça construir o futuro depende de nós.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Mercado de segunda mão atinge 56% dos brasileiros

Próxima Postagem

Eletrodomésticos, celulares e tablets são os preferidos para a Black Friday

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Eletrodomésticos, celulares e tablets são os preferidos para a Black Friday

Eletrodomésticos, celulares e tablets são os preferidos para a Black Friday

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.