A breve parada pela loja da Dufry faz parte do ritual de muita gente após o desembarque de um voo internacional. No Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão, essa passagem pode ser mais certeira. Lá, telas de LED exibem campanhas específicas para o perfil de passageiros de cada voo que acaba de pousar.
O projeto, desenvolvido pela Dufry e pela Leyard, foi estruturado com base em dados. Durante seis meses, a Dufry mapeou o perfil de compra de viajantes de voos internacionais específicos. Com esse levantamento, passou a adaptar os conteúdos exibidos no painel conforme o voo que estava aterrissando no Galeão, promovendo produtos que tinham maior potencial de conversão, mas que ainda não eram campeões de venda. A ideia foi reforçar a interação entre marca e consumidor, conectando storytelling e contexto de viagem.
A personalização resultou em um aumento significativo nas vendas dos itens destacados. “Os custos e recursos para sair da comunicação estática e migrar para o digital são amplamente justificados pelos retornos”, afirma Luiz Oliveira, country marketing core assistant da Dufry. Depois do Galeão, a Dufry expandiu o projeto para outras unidades nos aeroportos de São Paulo, Campinas e Curitiba, totalizando sete lojas com painéis LED Leyard no Brasil. Os locais de instalação são definidos com base em visibilidade, tempo de exposição e fluxo de pessoas.
A Dufry AG é a maior varejista de viagens do mundo. São mais de 2.200 lojas duty-free e duty-paid em 60 países. A inspiração para as “fachadas vivas” surgiu em 2010, quando o então COO global da Dufry, José Carlos Rosa, avistou um painel de LED em um posto de gasolina no Rio de Janeiro. O brilho intenso e o movimento chamaram sua atenção. A pergunta veio em seguida: por que não aplicar o mesmo impacto visual às lojas duty-free, atraindo viajantes com campanhas dinâmicas e conteúdo personalizado?
Agora, a marca prepara uma nova fase sob o conceito de “New Generation Stores”, com foco em ainda mais interatividade, inovação e presença digital no ponto de venda.

Por que é inovador?
O projeto da Leyard e da Dufry para a loja do Galeão, replicado depois para outras unidades, tem algumas características que o tornam verdadeiramente inovador. São eles;
- Transforma a fachada da loja em um canal de mídia responsivo, que se adapta ao público em tempo real.
- Utiliza dados de comportamento de consumo para orientar o conteúdo, com foco em vendas incrementais.
- Apresenta design curvo, brilho elevado e operação 24/7, garantindo impacto visual mesmo em ambientes de alto fluxo.
- Reforça a interação entre marca e consumidor, conectando storytelling e contexto de viagem.
Com informações de Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv).
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