Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Marketing

Carrefour cria campanha criada com uso de IA generativa da Adobe

A ação foi feita para o Dia das Mães 2024 como forma de avançar na jornada de inovação da companhia

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Carrefour cria campanha criada com uso de IA generativa da Adobe

O Carrefour lançou a campanha 360° criada com a Inteligência Artificial (IA) generativa da Adobe, o Adobe Firefly. A ação foi feita para o Dia das Mães 2024 como forma de avançar na jornada de inovação da companhia, contando com o apoio do time interno de marketing do varejista, a House Carrefour.

Com o uso do Adobe Firefly, a House Carrefour elaborou e apresentou uma persona única que se conectava com o público nacional em diversos pontos de contato, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, integrando todo o ecossistema da marca.

O coordenador de Marketing da House Carrefour, Rafael Ribeiro, explica que a campanha foi desenvolvida com softwares que utilizam IA generativa, como Adobe Express, Photoshop, Illustrator, entre outros, desde o key visual (KV) até os materiais de pontos de venda, incluindo um hotsite com dicas de presentes, receitas e um cartão de presente pronto para download para que o cliente presenteasse sua mãe.

“Por ser omnicanal, nossa campanha também funcionou como estratégia de marca, reforçando um apelo afetivo entre o usuário final e o Carrefour”, afirma.

Treinamento da equipe

Por se tratar de uma novidade para todo o time Carrefour, um dos primeiros passos da iniciativa foi uma imersão 360º na tecnologia. Nessa fase, a equipe da House recebeu treinamento da Adobe para entender todo o funcionamento do Adobe Firefly. Como o objetivo também era retratar a mesma personagem inserida em diversos cenários, esses desdobramentos de imagens exigiram dos profissionais o aperfeiçoamento em comandos de texto bem direcionados.

Ribeiro aponta outro fator essencial no projeto: o apoio da área jurídica para orientações sobre a importância de sinalizar ao público o uso de IA na produção das peças, adotando um posicionamento transparente e de confiança junto aos clientes.

O regional sales manager de Digital Media da Adobe, Rodrigo Arndt, destaca que o apoio dado ao time Carrefour para a execução do projeto é uma etapa muito importante para que a marca avance em sua jornada de inovação.

“O Adobe Firefly está disponível na web, mas também foi embutido em soluções como o Photoshop, com o objetivo de potencializar a criatividade dos times de marketing e automatizar processos demorados como remoção de fundo e outras edições manuais que consomem o tempo de criativos”, explica Arndt.

Marketing e tecnologia

Rafael Ribeiro também explica que é necessário levar em consideração uma série de fatores ao usar a tecnologia, em que somente um profissional experiente saberá os pontos de atenção. O executivo destaca que as imagens geradas por IA, para uso profissional, precisam sempre receber algum ajuste, correção ou adaptação, e esses reparos só podem ser feitos de maneira correta e ética por alguém qualificado.

“Quando falo no tema de criar com a IA, gosto de destacar que aos olhos de leigos, parece algo fácil e rápido, porém é um processo que exige muito conhecimento e expertise dos profissionais de criação. Criar sem objetivo, sim, é mais simples. […] Agora, produzir uma campanha profissional 360º com alcance nacional que gere resultados de negócios é um trabalho mais complexo”, completa.

O executivo conta que, com atenção a esses pontos e atualização contínua da equipe, a expectativa é que a IA generativa faça ainda mais parte da rotina de criação de conteúdo da companhia.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Marketing, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AdobeBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoIAinovaçãointligência artificialinvestimentolojalojasmarcasMarketingmercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile