Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Consumo de alimentos orgânicos aumentou 16% no Brasil

A região Nordeste apresentou o crescimento mais significativo do país, de 32% em 2021 para 45% em 2023

  • de Redação
  • 2 anos atrás
orgânicos

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos. A informação é do Instituto Organis, centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, que apresentou a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023.

O estudo aponta que 46% da população consome alimentos orgânicos. O hábito reflete a crescente conscientização dos brasileiros, que aumentaram seu consumo em 16% entre 2021 e 2023.

A região Nordeste apresentou o aumento mais significativo do país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, que registrou aumento de 26% para 30%. Com 16%, a região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 para 2023. O Sul manteve 39% nas duas edições.

“Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cobi Cruz, diretor executivo da Organis.

Consumidor consciente 

Além da saudabilidade, a população mais jovem apresenta crescente conscientização sobre o meio ambiente, buscando produtos sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG.

A embalagem também se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.

Imagem: Shutterstock  

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentos orgânicosBrasilcomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoempresasESGfoodserviceinvestimentoprodutos

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile