Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Consumo de alimentos orgânicos aumentou 16% no Brasil

A região Nordeste apresentou o crescimento mais significativo do país, de 32% em 2021 para 45% em 2023

  • de Redação
  • 2 anos atrás
orgânicos

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos. A informação é do Instituto Organis, centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, que apresentou a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023.

O estudo aponta que 46% da população consome alimentos orgânicos. O hábito reflete a crescente conscientização dos brasileiros, que aumentaram seu consumo em 16% entre 2021 e 2023.

A região Nordeste apresentou o aumento mais significativo do país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, que registrou aumento de 26% para 30%. Com 16%, a região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 para 2023. O Sul manteve 39% nas duas edições.

“Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cobi Cruz, diretor executivo da Organis.

Consumidor consciente 

Além da saudabilidade, a população mais jovem apresenta crescente conscientização sobre o meio ambiente, buscando produtos sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG.

A embalagem também se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.

Imagem: Shutterstock  

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentos orgânicosBrasilcomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoempresasESGfoodserviceinvestimentoprodutos

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile