Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Multinacionais pedem medidas para combater desmatamento na cadeia de suprimento

Empresas querem rastreabilidade de produtos e matérias-primas

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Multinacionais pedem medidas para combater desmatamento na cadeia de suprimento

Um grupo de 11 multinacionais europeias dos setores de alimentos, distribuição e varejo de alimentos, cosméticos, produtos de consumo e produtos de luxo está pedindo medidas mais duras da União Europeia para combater o desmatamento em suas respectivas cadeias de suprimento.

Em declaração conjunta, Barry Callebaut, Carrefour, Danone, Jerónimo Martins, Kering, L’Occitane, Metro, Nestlé, Reckitt, Sainsbury’s e Tesco disseram que o compromisso com o fim do desmatamento deve começar com a exigência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas quando eles entram no mercado comum europeu.

“Reconhecemos que nossos negócios têm uma responsabilidade nessa luta porque nossas cadeias de suprimento são globais e incluem commodities que podem contribuir para o desmatamento. Por isso, temos o compromisso de acabar com o desmatamento em nossas cadeias produtivas e temos implementado medidas para esse fim nos últimos dez anos”, disseram as empresas no comunicado.

De acordo com as companhias, a rastreabilidade e a transparência da cadeia de suprimento são fundamentais para impulsionar a mudança sistêmica. Como o maior mercado mundial, a União Europeia se encontra “numa posição forte para promover uma originação mais sustentável de commodities em nível global por meio do comércio”.

As empresas disseram que precisam de uma estrutura legal clara que dê a todos os agentes da cadeia de suprimento incentivos para enfrentar os riscos de desmatamento, promova a transparência, forneça um cronograma realista de implementação e trabalhe para apoiar agricultores e suas comunidades. “Para isso, pedimos à Comissão Europeia que explore a utilização de tecnologias inovadoras, como o monitoramento por satélite.”

O comunicado também pede que Comissão Europeia e Estados-membros reforcem a cooperação com países produtores por meio de assistência técnica, troca de informações e boas práticas de preservação, conservação e uso sustentável das florestas.

Com informações Estadão Conteúdo
Imagem: Bigstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: alimentosBarry Callebautbens de consumoCarrefourconsumoCosméticosDanonedesmatamentoDistribuiçãoEconomiaempresasJerónimo MartinsKeringluxoL’Occitanemercadomercado&consumoMetromultinacionaisNestléprodutosReckittresponsabilidade socialSainsbury’sTescoUnião EuropeiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile