Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Dia do Consumidor

Semana do Consumidor: clientes esperam mais benefícios do que descontos

  • de Redação
  • 5 anos atrás

De acordo com um estudo realizado pela Ebit Nielsen, especializada em mensurar e-commerces, no ano passado, a intenção de compra na Semana do Consumidor, que acontece em março, cresceu 18% em relação ao ano anterior.

A pesquisa revelou que as buscas pela semana no Google, que começa no dia 15 de março, cresceram 113%.

Para a consultora e diretora da CasaClube, Luciana Locchi, esse crescimento não é por acaso, já que as empresas de e-commerce e varejo estão cada vez mais voltadas para a semana e devem dar um start mais forte nas vendas a partir do Carnaval.

No entanto, a especialista alerta que é preciso ter alguns cuidados com as estratégias.

“A Semana do Consumidor foi criada para valorizar e comemorar os direitos do comprador e não apenas para fomentar o número de vendas do mercado brasileiro. É fundamental que as empresas aproveitem essa oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, reforçando a concordância com os direitos e o respeito com os consumidores”, diz.

Segundo a especialista, apenas abaixar os preços nesta semana, não é a solução. Nas palavras de Locchi, o cliente quer mais e quer ser lembrado.

Portanto, oferecer outros tipos de serviço e conhecer bem o perfil do consumidor que a marca atende, pode auxiliar na realização de ações mais efetivas e, por consequência, gerar mais engajamento nas vendas.

Em conformidade com o  relatório “Dia do Consumidor 2020”, elaborado pelo Google, 53% dos consumidores que devem comprar na semana procuram por frete grátis, 15% preferem condições especiais de pagamento, 12% optam por pontos extras em programas de fidelidade e os outros 20% priorizam ofertas como cashback, seguro/garantia estendida gratuita e descontos em serviços de assinatura.

Para a consultora, a busca por outros tipos de privilégios na Semana do Consumidor deve-se também a falta de credibilidade que a Black Friday possui no país, que  faz a clientela não enxergar o desconto como um benefício.

“Diferente do Black Friday, a Semana do Consumidor deve servir para reforçar o laço da marca com o cliente. Mostrar que a empresa preza os valores e os direitos do consumidor, é um ponto chave. Se a empresa quer se favorecer dessa ocasião e potencializar as vendas, ela pode fazer um planejamento, criar uma campanha, se certificar que todos os colaboradores estejam alinhados com a ação e, principalmente, cultivar um bom relacionamento com o cliente”, comenta Luciana.

De acordo com o relatório efetuado pelo Google, a expectativa para a Semana do Consumidor em 2020 é um bom aproveitamento da data.

O estudo sustentou que a confiança do consumidor está maior esse ano e que tal otimismo ocasionou o aumento da intenção de compra para o primeiro trimestre.

* Imagem reprodução

  • Categories: Dia do Consumidor, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: benefícioBlack FridaycampanhaclientecomérciocomportamentoconsumodescontoDia do Consumidore-commercesEbit NielsenEconomialojaslucromarcaofertaplanejamentopromoçãoreelacionamentorelatóriovaloresvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile