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Home Automação

Uso de tecnologia de autoatendimento para despacho de bagagem cresce 52% no Brasil

Os dados são de um levantamento realizado pela Latam

  • de Redação
  • 2 anos atrás
autoatendimento

A adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos está crescendo. De janeiro a dezembro de 2023, foram quase 1,8 milhão de bagagens despachadas de forma autônoma no Brasil, um crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando os despachos autônomos ficaram em 1,1 milhão.

Na prática, isso significa que 56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos 10 aeroportos do Brasil que contam com a tecnologia foram realizados de forma autônoma. Os dados são de um levantamento realizado pela Latam.

O autoatendimento é uma das iniciativas da agenda de transformação digital da Latam para tornar as viagens cada vez mais rápidas, simples e seguras. A tecnologia foi desenvolvida pela Sita Scan & Fly e permite que o passageiro despache a sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos.

Nos totens de autoatendimento dos aeroportos, o cliente imprime a etiqueta de sua mala utilizando o QR Code da própria passagem. Depois de etiquetada, a mala é pesada e, se respeitado o peso máximo de 23 quilos, pode ser depositada nos balcões de Entrega de Bagagem Etiquetada.

“O despacho autônomo de bagagens é uma inovação que traz tanto ganhos para o cliente, que tem um serviço simples e seguro, quanto para a companhia, que consegue carregar as aeronaves com mais agilidade e garantir a pontualidade dos voos”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da Latam Brasil.

O autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da marca no Brasil em dezembro de 2019. Os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos foram os primeiros a receber a tecnologia. Atualmente, o serviço também está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte, Natal, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Automação, Inovação, Notícias
  • Tags: autoatendimentoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresEconomiaempresasinovaçãoLATAMmarcasserviçostecnologia

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