Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

NRF 2022: As tecnologias que prometem revolucionar o varejo

A Mercado&Consumo participou de uma visita guiada aos estandes do evento e mostra as novidades

  • de Aiana Freitas
  • 4 anos atrás

Regiane Romano, fundadora da Vip-Systems, apresenta tecnologias expostas na NRF 2022

Tecnologias que facilitam o pagamento para o consumidor ao mesmo tempo em que permitem que o varejista faça um controle de estoque em tempo real são alguns dos destaques da parte expositiva do Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo. A Mercado&Consumo acompanhou uma visita guiada aos estandes da feira com Regiane Romano, fundadora da Vip-Systems, para conhecer o que promete revolucionar o consumo. “As tecnologias que estão expostas já estavam por aqui os outros anos, mas agora são mais ‘pé no chão'”, comenta Regiane.

A Mercado&Consumo embarcou para Nova York, nos Estados Unidos, junto com a delegação da Gouvêa Experience para a NRF 2022, e faz uma cobertura especial do evento.

A Glory leva à feira uma série de soluções de automação de caixas. Uma delas é o self-checkout que aceita dinheiro como meio de pagamento. “Hoje, 99% dos self-checkouts funcionam com cartão porque existe a dificuldade de se oferecer troco. Um self-checkout que aceita dinheiro é interessante para regiões como o Nordeste do Brasil, por exemplo.”

O Grupo Digi/Teraoka expõe impressoras, balanças, sistemas POS, soluções de checkout móvel e etiquetas eletrônicas, entre outras tecnologias. Um dos destaques da empresa na NRF de 2022 é uma máquina que facilita a compra de produtos a granel, que podem ser coletados e pesados pelo próprio cliente.

Outro equipamento tem câmeras que identificam o tipo de fruta, verdura ou legume escolhido pelo consumidor, faz a pesagem e imprime a etiqueta com o preço. O pagamento também pode ser feito no mesmo local. “Quanto menos atrito, melhor. As pessoas não aguentam mais esperar na fila”, destaca Regiane Romano.

A Mainetti expõe na NRF de 2022 suas tecnologias relacionadas às etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), como pequenos leitores que ajudam os lojistas a controlar o estoque. No estande da sul-coreana Rainus, estão sensores que medem a temperatura e a umidade do ambiente e indicam se existe uma geladeira aberta ou se o ar-condicionado está ligado, por exemplo.

NRF 2022: As tecnologias que prometem revolucionar o varejo

Robô monitora estoque e limpa o chão

Uma grande atração da feira é o grande robô autônomo da Brain Corp. Ao mesmo tempo em percorre a loja fazendo um inventário do estoque por meio de câmeras embarcadas, ele promove uma limpeza geral do piso. É o uso da tecnologia para facilitar a vida dos varejistas em vários aspectos e ao mesmo tempo.

Telas da Nec também são usados para monitoramento de estoque e do posicionamento do produto na prateleira. “Dessa forma, é possível fazer o planograma da loja. Os computadores mostram, até, movimentos como o de consumidores que pegaram o produto na mão e devolveram, permitindo uma série de ‘imputs’ de dados que vão para o BI e depois vão suportar a tomada de decisão”, analisa Regiane.

No estande da Jabil, uma versão moderna e gigante de vending machine agrega vários serviços. De um lado, existe uma tela que analisa o comportamento e o perfil do consumidor; do outro, ele pode fazer a compra em si, escolhendo o produto e provando-o virtualmente. Finalmente, outra parte da máquina tem dispenser de produtos – que pode ser usado tanto por quem fez a compra na loja naquele momento quanto por quem comprou online e optou por buscar na máquina depois.

A Opticon apresenta tecnologias de leitura de código de barras, sinalização digital e rotulagem eletrônica de prateleira (ESL). O sistema de ESL da empresa possui telas baseadas em papel eletrônico e é altamente personalizável e escalável, pois possui administração centralizada de todos os dispositivos.

Regiane Romano destaca um equipamento que possibilita que, com um só cartão, ou com o próprio celular, o consumidor selecione os produtos que vai comprar e faça o pagamento – tudo por aproximação, por causa da tecnologia NFD (Near Field Communication), e depois receba tudo em casa. Máquinas como essas, destaca ela, podem ser colocadas em locais de grande passagem, como estações de trem e terminais de ônibus.

Imagens: Aiana Freitas

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias, NRF Retail's Big Show
  • Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaempresasestratégiaEUAexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosNova YorkNRF 2022NRf Retail's Bog Showonlineregiane romanoserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile