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Mais da metade das compras online são feitas por celulares

Segundo dados da ABComm, o e-commerce já ultrapassou a marca dos 10% das vendas totais do varejo

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Mais da metade das compras online são feitas por celulares

As compras online via smartphone passaram de 42% para mais de 50% dos pedidos, com crescimento constante ano a ano. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) comparando o período de 2019 a 2023.

Alexandre Crivellaro, diretor de Inteligência de Mercado da ABComm, destaca que a consolidação do e-commerce demonstra uma mudança de comportamento sólida dos usuários, que passaram a confiar mais no canal virtual. O receio de comprar online, principalmente pela segurança, foi vencido pela necessidade, sendo em seguida um hábito incorporado ao dia a dia.

Em termos de faturamento, a receita do comércio eletrônico chegou aos R$ 90 bilhões. Só no primeiro semestre de 2023, o setor atingiu a marca de R$ 80,4 bilhões de faturamento e a expectativa até o final do ano é que possa atingir os R$ 185,7 bilhões, um aumento de mais de 100%, comparado a 2019.

Os números mostram que o Brasil está avançando muito rapidamente no setor. Ainda segundo a ABComm, hoje o e-commerce já ultrapassou a marca dos 10% das vendas totais do varejo e, para alguns segmentos, esse percentual é superior a 50%.

Benefícios do online

O comércio eletrônico se tornou um facilitador para comprar com vantagens como a comparação de preços em diferentes lojas, múltiplas formas de pagamento, adquirir produtos e soluções de todo os lugares a qualquer hora do dia além de contar com comodidade e praticidade para fazer os pedidos e receber os itens em casa, destaca Crivellaro.

O desenvolvimento tecnológico, poderá beneficiar ainda mais algumas categorias com a aplicação da realidade virtual, inteligência artificial, conexão 5G entre outros fatores.

“As restrições provocadas pela pandemia geraram um aumento repentino de pedidos e as empresas tiveram que se adaptar rapidamente para atender à demanda, investindo em novas plataformas, logística, métodos de pagamento e melhorando a infraestrutura, dando muita atenção para o mobile”, ressalta Alexandre Crivellaro.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: ABCommBrasilcelularClientescomércio eletrônicocomportamentocomprasCompras onlineconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceempresasmercado&consumomobileomnichannelonlinesmartphonesvarejistaVarejistasvarejovendas

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