Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Sebrae aponta novo modelo de negócios que ganha espaço no mercado

Nos 'negócios de impacto', um dos pilares essenciais é a resolução de problemas socioambientais

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Modelo

Motivadqs por tentar resolver e mitigar os impactos em questões socioambientais, algumas companhias têm apostado em um novo modelo de empreendedorismo. Os chamados “negócios de impacto” são uma tendência no mercado atual, aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os projetos visam ao lucro e, ao mesmo tempo, têm como principal atividade resolver problemas socioambientais.

“Os negócios de impacto são empresas que trazem consigo uma nova mentalidade para uma economia que está mais responsável, mais focada no ser humano e nas suas correlações com o meio ambiente”, comenta o analista da unidade de Inovação do Sebrae, Philippe Figueiredo.

Figueiredo também destaca a importância das empresas que seguem esse modelo de negócio se posicionarem no mercado. Além disso, elas devem compartilhar os impactos gerados e terem bem definidos e estabelecidos os indicadores de mudança.

O dinheiro que é investido precisa estar muito ligado à valorização dos aspectos ambientais, sociais e de governança. As chamadas práticas de ESG são tendência no momento do mercado atual e se tornaram uma questão muito maior do que novos hábitos.

Assuntos sobre como a empresa lida com a energia e recursos naturais, ou como as companhias atuam com seus clientes, comunidade e fornecedores passaram a ser importantes nas dinâmicas atuais. Hoje em dia, o cliente está mais interessado do que nunca nas ações que a empresa que ele gosta faz, e também sobre seu posicionamento.

“O indicador ESG contribui para direcionar os recursos que serão implantados nas empresas, avaliando a atuação desses negócios de forma holística. Por isso, é importante que um Negócio de Impacto tenha uma cultura de sustentabilidade bem estabelecida”, complementa Figueiredo.

Segundo o Sebrae, esse novo modelo está ganhando visibilidade ao propor solucionar problemas com uma lógica de mercado. Com essa nova forma, além de garantir mais vendas e transparência, a empresa se mostra aberta a formação de parcerias e investimentos.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresEconomiaempresasESGinovaçãomercadomercado&consumomodelo de negóciosnegóciosresponsabilidade socioambientalSEBRAEvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile