Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Finanças

Pesquisa mostra que 60% dos investidores ainda não sabem o que é open banking

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Febraban adverte para atenção a tentativas de fraude com 2ª fase do Open Banking

O open banking não é conhecido por boa parte dos investidores brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Fliper e XP Inc. O estudo, feito com mais de 2 mil investidores ativos (clientes Fliper, XP Investimentos, Rico e Clear) mostra que cerca de 60% ainda não sabem o que é o open banking e como isso transformará o sistema financeiro.  

Bastante discutido nos últimos dois anos, o open banking é um novo modelo de negócio que busca criar serviços mais inovadores e eficazes, otimizando os processos do mercado financeiro por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) e, consequentemente, melhorando a experiência de seus usuários.  

O modelo permite que terceiros acessem essas APIs e possam oferecer aos seus clientes outros produtos e serviços. Esse modelo, além de proporcionar maior concorrência por parte de bancos e corretoras, beneficia diretamente os clientes – que, por sua vez, passam a ter muito mais transparência em relação aos seus dados financeiros.   

“Estudamos o modelo a fundo e percebemos que existem inúmeras oportunidades de negócios e benefícios aos clientes e usuários finais. As pessoas podem ter acesso a melhores serviços, com taxas competitivas e maior liberdade de escolha pela plataforma com que simpatizam mais. Por consequência, isso traz muito mais concorrência e competitividade ao mercado”, afirma Renan Georges, fundador da Fliper. A fintech vem antecipando o movimento do open banking desde 2017.

Duas ou três contas

Outro dado curioso da pesquisa é que mais de 64% dos respondentes mantêm investimentos em mais de duas ou três instituições financeiras. Isso mostra que os investidores estão cada vez mais atentos aos produtos e serviços que os bancos e corretoras têm a oferecer. Atualmente, o que faz um investidor ter conta em mais de uma instituição financeira é o fato de que ele pode ter acesso a diferentes produtos, com condições, taxas de performance e administração distintas ou até mesmo isentas.   

A pesquisa ainda revelou que 61% do público entrevistado não conta com o apoio da tecnologia (plataformas, aplicativos, ferramentas) para administrar seus investimentos. “Isso só demonstra o potencial que há pela frente para que fintechs, bancos e corretoras possam se reinventar e trazer soluções inovadoras e criativas, competindo em um mercado cada vez mais transparente”, afirma Georges.   

Quando o tema é compartilhamentos de dados, 57% dos entrevistados afirmaram que não compartilhariam seus dados financeiros com terceiros a fim de ter acesso a produtos e serviços financeiros com melhores condições. 

Imagem: Reprodução

  • Categories: Finanças, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumocrisedigitalEconomiaempresasestratégiainvestimentonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile