Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Rede atacadista adota tecnologia para o gerenciamento de produtos

  • de Redação
  • 9 anos atrás

A rede Roldão Atacadista adotou uma nova tecnologia para aprimorar seus processos. A ACCERA DSI é uma solução que contempla a coleta e o compartilhamento de dados entre o atacado, o varejo e a indústria, que permite ao varejista receber alertas de indisponibilidade de produtos em gôndola e das possíveis causas dessa falta.

Um dos objetivos é facilitar a tomadas de decisões gerenciais – identificação de gargalos comerciais, logísticos ou operacionais, por exemplo. “Passamos a auxiliar as lojas numa boa operação, zelando pela entrega dos pedidos completos e na data, entendendo o comportamento das nossas lojas e consumidores”, explica Bernardo Barbosa Ibargoyen, gerente de Logística e Abastecimento da empresa.

Com a solução, também é possível reunir os dados de atacado e varejo em uma mesma plataforma evitando o desalinhamento de informações, colocando todos os entes da cadeia “na mesma página”.

Para Fabio Selingrin, diretor de TI do Roldão, o principal ponto do projeto é a possibilidade de gerar informação e inteligência para que a rede possa identificar e ajustar os principais pontos nas vendas ao consumo e compras do varejo, visando à satisfação do cliente e aumento das vendas. “Possuir uma ferramenta que reproduz as causas e efeitos do sell in e sell out, com visões simples e objetivas, que permitem trilhar e investigar os pontos a serem tratados, de acordo com a estratégia da empresa, é fundamental”, destaca.

Funcionamento
Segundo o estudo OSA, conduzido pela ACCERA, mais de 70% dos consumidores muda de supermercado ou de marca ao não encontrar o produto que procura na prateleira. Fora isso, a causa de 62,2% da falta de itens em gôndola foi identificada no próprio ponto de venda, associada à falta de reposição ou a estoque virtual não ajustado no inventário.

Entre outros recursos, o ACCERA DSI é capaz de indicar as principais causas da indisponibilidade de produtos nas gôndolas dos varejos. Trocando em miúdos, ao acompanhar o que o varejo dispõe na prateleira, o atacadista pode decidir melhor que produtos enviar a cada loja, melhorando o mix oferecido ao cliente final e, consequentemente, otimizando as vendas.

Por meio do ACCERA DSI, a empresa acessa dashboards, mapas e outras ferramentas de entrega de dados qualificados que possibilitam a tomada de decisões mais assertivas. A empresa garante que a solução reduz em até 50% as rupturas (falta de produtos).

Para o varejo, saber o que não está na gôndola, mas está em estoque, melhora a execução na loja (organização e reposição de itens, por exemplo).  “Adicionando a colaboração com a indústria nesse processo, ambos ganham em eficiência, pois o Roldão, por exemplo, terá um olhar voltado às multimarcas comercializadas, enquanto a indústria estará atenta ao desempenho das suas marcas”, destaca Claudia Fajuri, Diretora de Novos Negócios da ACCERA.

 

Fonte: NoVarejo

  • Categories: Inovação
  • Tags: inovaçãoRoldão

Conteúdo Relacionado

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

de Felipe Mario 3 de junho de 2025

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

de Redação 25 de maio de 2025

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

de Redação 24 de maio de 2025

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

de Redação 23 de maio de 2025

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

de Redação 21 de maio de 2025

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile