Tecnologia, inovação e sustentabilidade são as temáticas que vão guiar o varejo nos próximos anos. Quem afirma é o presidente e CEO da National Retail Federation (NRF), Matthew Shay, que nesta terça, 16, abriu o primeiro dia da primeira edição da NRF Europa, realizada em Paris, na França. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento.
O tom está dado e os conceitos mais comentados pelos palestrantes no primeiro dia da NRF Europa foram: experiência dos clientes nas lojas, conectividade com eles, dados, personalização, qualidade dos produtos e engajamento das pessoas que atendem aos consumidores.
Depois da pandemia de covid-19, achava-se que a loja física iria desaparecer. Mas, na opinião dos palestrantes, a loja física voltou para proporcionar uma experiência incrível para os consumidores. Na loja, o consumidor, conectado pelo celular, pode receber ofertas personalizadas. Pode, também, fazer suas compras presencialmente ou online – com o produto sendo entregue pouco tempo depois na casa dele.
O Global CEO da Sephora, Guillaume Motte, falou com muito entusiasmo e paixão do sucesso da rede no mundo e da experiência cliente dentre da loja. Ele diz que a Sephora cria uma “experiência mágica” para os seus clientes. Segundo ele, o sucesso da empresa se baseia em quatro pilares:
1. Produto
Busca incansável por produtos novos de qualidade em parceria com terceiros em que a empresa aposta e ajuda a desenvolver.
2. Experiência
Com ajuda da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial (IA), é possível proporcionar uma “experiência mágica” – como, por exemplo, identificar qual é o melhor produto para cada tipo de pele.
3. Comunidades
A Sephora possui hoje 75 milhões de fãs que interagem com a marca nas redes sociais. Com os dados dos fãs, a empresa consegue organizar, por exemplo, eventos para grupos de perfis similares. Pode ser um evento nas praias na Espanha ou um de Halloween no Brasil.
4. Pessoas
A Sephora acredita que o engajamento das pessoas que trabalham nas lojas é a chave para o sucesso. Guillaume Motte disse que 94% das pessoas participam das pesquisas de satisfação (feitas uma vez por ano) e que 80% se dizem muito satisfeitas e engajadas.
Quando questionado sobre o que acha relevante para os próximos anos, Guillaume Motte falou da conectividade. Ela é fundamental para oferecer o melhor produto ao consumidor e uma experiência incrível nas lojas, sempre engajando o time.
Mauro Anastasi, da Bain & Company, disse, numa das palestras da NRF Europa, que o varejo está passando por uma transformação incrível com lojas físicas se tornando espaços tecnológicos que impulsionam eficiência do cliente e novas oportunidades para impulsionar o top line.

Imagens: Mercado&Consumo