Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Confira seis insights sobre os desafios do e-commerce abordados em live da Gouvêa

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Desafios do ecommerce

Desde o início de abril a série de lives Mercado & Consumo em Alerta tem trazido nomes importantes de diferentes setores para debater as melhores práticas adotadas por cada um dos segmentos diante da crise. E não só isso, os debates contribuem ainda com insights que são gerados para estimular e inspirar o público que atua em diferentes frentes.

Nesta manhã (17), estiveram presentes Andres Mustchler, fundador e CEO da Westwing, maior clube de compras de casa e decoração da América Latina; Fabio Veras, diretor de TI, E-Commerce e CRM do Nagumo Supermercados; Thiago Oliveira, Sócio e Investidor da Bossa Nova e da ACE; e Kai Schoppen, CEO da Infracommerce. A conversa rendeu importantes insights a partir da visão estratégica de cada um dos convidados e você pode conferir alguns deles nessa lista que preparamos a seguir:

1 – O cliente realizou a transformação digital no varejo. Dos 2 mil associados da APAS, a maioria não tinha necessidade de operar e-commerce. O que aconteceu é que o medo os fez pressionarem os lojistas para realizarem vendas pelo WhatsApp e implantarem o e-commerce;

2 – O início deste período foi assustador com quedas de 20 a 25% mesmo em operações de e-commerce. Fornecedores fecharam operações, investidores em pânico, estados com decisões radicais causadas pela cautela e pelo medo. Mas posteriormente o crescimento trouxe parâmetros inimagináveis. Dos 20% a 30% de crescimento dos meses anteriores a quarentena, fomos de 100 a 600% no primeiro mês e depois estabilizando em patamares de 35% a 60% É um tipo de crescimento que insere desafios e problemas operacionais radicalmente novos;

3 – Sobre os impasses do varejo físico e comércio eletrônico, fica claro que as lojas físicas complementam as digitais em muitos aspectos. Um deles é a logística do e-commerce como última milha, outro é a construção de marca porque não se pode depender apenas do marketing de performance. Mas o e-commerce tem como oportunidade construir experiências digitais que levem a navegações prazerosas, descobertas e experiências.

4 – Uma empresa entrante não precisa necessariamente desenvolver tudo dentro de casa. Pode aproveitar as soluções existentes como marketplaces e empresas que operam e-commerce emulando uma operação dedicada, mas que são na verdade terceirizadas. Estas alternativas permitem que o empreendedor amadureça sua estratégia e seu negócio e na evolução dedique atenção para estruturação de seu e-commerce;

5 – Os desafios que vivemos nos últimos três meses em e-commerce em operação e logística não tinham paralelo. É um recomeço do digital e do e-commerce no Brasil com novas categorias, uma revolução de meios de pagamento e da logística que ainda apresenta muita ineficiência na entrega onde somos mais atrasados na competitividade de preços e falhas como perdas e atrasos.

6 – O Brasil é hoje um celeiro de oportunidades para empresas de tecnologia. Estão surgindo muitas startups de tecnologia em logística. O aumento de 4 milhões de novos compradores no período trouxe também aumento de fraudes. Este momento de crescimento exponencial do e-commerce nivelou startups às empresas tradicionais e viabilizou os melhores meses dos últimos 10 anos para atratividade de fundos globais de tecnologia.

Este webinar contou com o patrocínio da DocuSign, empresa  pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile