Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Confira seis insights sobre os desafios do e-commerce abordados em live da Gouvêa

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Desafios do ecommerce

Desde o início de abril a série de lives Mercado & Consumo em Alerta tem trazido nomes importantes de diferentes setores para debater as melhores práticas adotadas por cada um dos segmentos diante da crise. E não só isso, os debates contribuem ainda com insights que são gerados para estimular e inspirar o público que atua em diferentes frentes.

Nesta manhã (17), estiveram presentes Andres Mustchler, fundador e CEO da Westwing, maior clube de compras de casa e decoração da América Latina; Fabio Veras, diretor de TI, E-Commerce e CRM do Nagumo Supermercados; Thiago Oliveira, Sócio e Investidor da Bossa Nova e da ACE; e Kai Schoppen, CEO da Infracommerce. A conversa rendeu importantes insights a partir da visão estratégica de cada um dos convidados e você pode conferir alguns deles nessa lista que preparamos a seguir:

1 – O cliente realizou a transformação digital no varejo. Dos 2 mil associados da APAS, a maioria não tinha necessidade de operar e-commerce. O que aconteceu é que o medo os fez pressionarem os lojistas para realizarem vendas pelo WhatsApp e implantarem o e-commerce;

2 – O início deste período foi assustador com quedas de 20 a 25% mesmo em operações de e-commerce. Fornecedores fecharam operações, investidores em pânico, estados com decisões radicais causadas pela cautela e pelo medo. Mas posteriormente o crescimento trouxe parâmetros inimagináveis. Dos 20% a 30% de crescimento dos meses anteriores a quarentena, fomos de 100 a 600% no primeiro mês e depois estabilizando em patamares de 35% a 60% É um tipo de crescimento que insere desafios e problemas operacionais radicalmente novos;

3 – Sobre os impasses do varejo físico e comércio eletrônico, fica claro que as lojas físicas complementam as digitais em muitos aspectos. Um deles é a logística do e-commerce como última milha, outro é a construção de marca porque não se pode depender apenas do marketing de performance. Mas o e-commerce tem como oportunidade construir experiências digitais que levem a navegações prazerosas, descobertas e experiências.

4 – Uma empresa entrante não precisa necessariamente desenvolver tudo dentro de casa. Pode aproveitar as soluções existentes como marketplaces e empresas que operam e-commerce emulando uma operação dedicada, mas que são na verdade terceirizadas. Estas alternativas permitem que o empreendedor amadureça sua estratégia e seu negócio e na evolução dedique atenção para estruturação de seu e-commerce;

5 – Os desafios que vivemos nos últimos três meses em e-commerce em operação e logística não tinham paralelo. É um recomeço do digital e do e-commerce no Brasil com novas categorias, uma revolução de meios de pagamento e da logística que ainda apresenta muita ineficiência na entrega onde somos mais atrasados na competitividade de preços e falhas como perdas e atrasos.

6 – O Brasil é hoje um celeiro de oportunidades para empresas de tecnologia. Estão surgindo muitas startups de tecnologia em logística. O aumento de 4 milhões de novos compradores no período trouxe também aumento de fraudes. Este momento de crescimento exponencial do e-commerce nivelou startups às empresas tradicionais e viabilizou os melhores meses dos últimos 10 anos para atratividade de fundos globais de tecnologia.

Este webinar contou com o patrocínio da DocuSign, empresa  pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile