As vendas no setor de bares e restaurantes cresceram 1% em maio, segundo dados do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 0,9%.
Dos 24 estados analisados pelo levantamento, oito apresentaram crescimento no comércio de bares e restaurantes em maio, na comparação anual. Os destaques foram:
- Rio Grande do Sul, com alta de 12,5%
- Mato Grosso e Rio Grande do Norte, com 4,7%
- Alagoas, com 4,1%
- Mato Grosso do Sul e Paraíba, com 1,4%
- Sergipe, com 1,3%
- Paraná, com 0,8%
“O mês correspondeu às nossas expectativas, especialmente pelo forte movimento no Dia das Mães, que ajudou a reverter parte do desempenho negativo observado em abril. Seguimos otimistas para junho, com a expectativa de que a Semana dos Namorados impulsione ainda mais as vendas no setor”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Já entre os resultados negativos, as maiores quedas foram registradas em:
- Roraima, com 7%
- Bahia, com 5,6%
- Tocantins, com 5,5%
- Pernambuco e Piauí, com 4,8%
- Minas Gerais, com 4,5%
- Santa Catarina, com 4,3%
- Espírito Santo, com 3,2%
- Rondônia, com 3,1%
- Ceará, com 2,5%
- Goiás, com 1,8%
- Rio de Janeiro, com 1,7%
- Pará, com 1,5%
- Manaus, com 1,3%
- São Paulo, com 0,6%
“Embora o desempenho de maio ainda esteja abaixo do registrado no ano passado, observamos sinais de estabilização no setor de bares e restaurantes. A retomada do mercado de trabalho, com a queda na taxa de desemprego e a geração de empregos formais, contribui positivamente para a confiança e o consumo das famílias. Além disso, a inflação, apesar de ainda elevada, veio abaixo das expectativas e mostra sinais de desaceleração, especialmente no segmento de serviços – fator que impacta diretamente o setor”, analisa Matheus Calvelli, cientista de dados e pesquisador da Stone.
O Índice Abrasel-Stone monitora o desempenho do setor de de bares e restaurantes em 24 estados brasileiros. Desenvolvido a partir da base transacional da Stone, o indicador oferece uma leitura precisa e atualizada sobre a variação das vendas no setor, com o objetivo de apoiar empreendedores na tomada de decisões mais estratégicas.
Imagem: Envato