Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Bares e restaurantes voltam a ter queda nas vendas após dois meses em alta

Índice Abrasel-Stone sugere recuperação nos próximos meses impulsionada por datas comemorativas em maio e junho

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Consumo no foodservice deve chegar a R$ 241 bilhões em 2025

O volume de vendas em bares e restaurantes caiu 3,7% no mês de abril em comparação com o mês de março, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Comparando com o ano anterior, houve uma queda de 5,9% no setor. Nos primeiros quatro meses de 2024, as vendas diminuíram em relação ao mesmo período de 2023, sinalizando um alerta para os bares e restaurantes neste início de ano.

Esses números representam uma dificuldade adicional para o setor que, além de enfrentar um recuo no volume de vendas, ainda precisa lidar com as altas taxas de endividamento. Pesquisa recente da Abrasel indicou que 40% dos negócios apresentam pagamentos em atraso. Este resultado corrobora as dificuldades que o setor tem enfrentado: segundo o mesmo levantamento, 65% das empresas do setor operaram sem fazer lucro em março (25% em prejuízo e 40% em equilíbrio).

Roraima, Pará e Amazonas, apresentaram recuo de 13,9%, 7,8% e 7,6%, respectivamente; já os estados que registraram as menores reduções foram Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, com decréscimos de 1%, 1,5% e 2,1%, respectivamente.

Apesar dos resultados negativos, a expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma melhora no volume de vendas por conta das duas datas mais rentáveis para o setor: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A mesma pesquisa da Abrasel indicou que para mais de dois terços (62%) dos empreendedores, o Dia das Mães pode apresentar um faturamento 20% maior que no ano passado.

“Os dados do Índice Abrasel-Stone refletem um cenário desafiador para o setor de bares e restaurantes, com quedas significativas no volume de vendas em abril. As dificuldades são evidenciadas pela pesquisa da Abrasel, que aponta para altos índices de empresas com pagamentos em atraso e operando sem fazer lucro. Apesar disso, estamos otimistas em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados, que podem representar uma oportunidade de recuperação para o setor “, comentou José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel.

“O cenário atual nos mostra a importância da adaptação e inovação para enfrentar os desafios do mercado. Apesar das adversidades, as pesquisas indicam um cenário com oportunidades e a expectativa de uma possível recuperação nos próximos meses, impulsionada por datas importantes para o calendário do varejo, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e as festas juninas”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da StoneCo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãoalimentacao fora do laralimentosatividade gastronômicabaresbebidascriseDia das MãesDia dos NamoradoresEconomiaendividamentofoodserviceindicadoríndiceinflaçãoperdarecuorestaurantesSontetendênciavendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile