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Na pandemia, 77% dos brasileiros testaram novos meios de pagamento

Mudança de hábitos é registrada em estudo da Mastercard

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Na pandemia, 77% dos brasileiros testaram novo meio de pagamento

A pandemia de Covid-19 tem feito os consumidores do País mudarem seus hábitos, aderiram às compras online e adotarem pagamento por aproximação. O estudo Mastercard New Payments Index, realizado em 18 mercados em todo o mundo, revelou que 77% dos entrevistados brasileiros testaram uma nova forma de pagar no último ano que não teriam testado se não fosse pelas imposições da pandemia. Além disso, 83% dos respondentes afirmaram estar mais abertos para novas formas de pagamento agora do que estavam há um ano.

Perguntados sobre suas compras nos últimos 12 meses, os consumidores brasileiros revelaram que este foi um período em que entraram em contato com novas formas de consumir. Mais de 30% realizaram compras online e retiraram seus pedidos pessoalmente (pick-up) pela primeira vez, enquanto 29% testaram comprar algo via redes sociais (como Instagram ou Facebook).

Além disso, hábitos digitais que já estavam inseridos na rotina dos consumidores foram impulsionados nos últimos 12 meses. Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando com mais frequência aplicativos de delivery de comida, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces online e 57% realizaram mais compras em lojas online no último ano.

Dinheiro no segundo plano

Por outro lado, as compras presenciais e os pagamentos em dinheiro foram colocados em segundo plano. No último ano, 66% dos respondentes disseram ter realizado menos alguns tipos de compras presenciais, enquanto mais da metade (51%) dos entrevistados revelou estar realizando menos pagamentos em dinheiro. Os consumidores também revelaram que, em 2020, passaram a comprar mais em lojas que oferecem múltiplas formas de pagar.

Somente no primeiro trimestre de 2021, a Mastercard registrou 1 bilhão de transações por aproximação a mais em todo o mundo em comparação com o mesmo período de 2020, com um maior impulso particularmente em mercados emergentes para este método, como os Estados Unidos e o Brasil.

Daqueles que já realizavam pagamentos por aproximação, 60% disseram ter utilizado esse método com mais frequência no último ano, enquanto entre os usavam QR Codes, 51% afirmaram que os utilizaram com mais frequência Quando questionados sobre os motivos que os levariam a testar novos métodos de pagamento, os consumidores brasileiros destacaram que ganho de tempo (58%) e evitar o uso do dinheiro (55%) são os aspectos mais importantes.

“Para oferecer a escolha e a flexibilidade que os consumidores precisam – e esperam – os comerciantes e varejistas precisam oferecer uma ampla gama de soluções de pagamento que sejam simples, rápidas e seguras. Conforme olhamos para o futuro, precisamos continuar a habilitar todas as opções, tanto na loja física quanto online, para fazer com que a economia digital funcione para todos”, afirma o gerente-geral da Mastercard, Estanislau Bassols.

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusCOVID-19crescimentodigitalempresasestudoexperiênciainovaçãoMastercardmeio de pagamentomeios de pagamentomercado&consumoonlinepagamentopagamento por aproximaçãopandemiapesquisaserviçosvarejistavarejo

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