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Redes sociais influenciam consumo de produtos nostálgicos, com videogames em destaque

Pesquisa da Mission Brasil ouviu mais de 400 pessoas e aponta que a ligação a uma memória feliz lidera o ranking das motivações

  • de Redação
  • 3 meses atrás
Redes sociais influenciam consumo de produtos nostálgicos

As redes sociais desempenham um papel fundamental na popularização de produtos nostálgicos. Nove em cada dez pessoas percebem essa influência direta dos conteúdos digitais no consumo de itens vintage, segundo um estudo da Mission Brasil. Os videogames lideram a lista dos mais adquiridos, com 25% das respostas, seguidos por roupas (22%), alimentos e bebidas (17%), doces e chocolates (10%) e jogos de tabuleiro e brinquedos (8,5%).

A pesquisa aponta que, entre os que percebem essa influência, 38,7% a consideram significativa, 34,6% sentem algum impacto e 19% se dizem pouco afetados. Apenas 7,62% afirmam não serem influenciados. O levantamento, que ouviu mais de 400 pessoas, também revela que 62% acreditam que a tecnologia é um fator decisivo para o consumo de produtos nostálgicos, enquanto 38% discordam dessa afirmação.

Segundo Julio Bastos, CCO do Mission Brasil, plataformas como Instagram, TikTok e YouTube são motores poderosos na disseminação dessas tendências de consumo, ainda mais se tratando de artigos saudosos. “Essas redes são projetadas para destacar conteúdos virais, logo, como a nostalgia e tendências do passado estão em alta, o algoritmo dessas redes sociais acaba ‘recomendando’ tais conteúdos, criando uma espiral onde o que já foi popular no passado acaba retomado de forma amplificada”, detalha. 

Calçados e celulares aparecem com 4% das indicações cada, seguidos por revistas e livros (3%) e maquiagens (2,5%). Câmeras fotográficas (2%), bolsas (1%) e óculos (1%) completam a lista.

O design dos produtos é o principal atrativo para quem busca itens nostálgicos, citado por mais de 35% dos entrevistados. A história da marca pesa na decisão de compra para 24%, enquanto funcionalidade e exclusividade são fatores relevantes para 23% e 15%, respectivamente. Outros motivos não especificados foram mencionados por quase 2% dos participantes.

Millennials e geração Z impulsionam consumo vintage

Segundo o estudo, a maioria dos consumidores de itens nostálgicos pertence às gerações Y (millennials, nascidos entre 1981 e 1996) e Z (nascidos entre 1997 e 2012), representando 50% e 43% do público, respectivamente.

Para Bastos, a digitalização tornou essas referências mais acessíveis. “Hoje qualquer pessoa pode revisitar ou até reimaginar um estilo, uma música ou uma estética dos anos 90 e 2000, por exemplo. Isso faz com que as marcas estejam especialmente atentas a esses padrões de consumo e como trazer a tona tendências, e até produtos de tais períodos, que possam despertar o interesse do consumidor.”

A ligação a uma memória feliz lidera o ranking das motivações, citada por 42% dos respondentes. Em seguida, aparecem o vínculo emocional com a marca (22,9%) e a sensação de conforto e proximidade (20%). Outros 7,62% buscam se manter antenados a uma tendência, enquanto 6,9% disseram que o principal fator é o sentimento de pertencimento a um grupo ou período.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Consumo, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciamercadomercado&consumonegóciosnostalgiaonlineprodutosredes sociaisvideogamesvintage

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