Omnicanalidade e conectividade foram os principais pontos do primeiro painel do 6º Fórum Lide do Varejo

[the_ad id="169690"]

Neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de março, aconteceu o 6º Fórum Lide do Varejo, que reuniu alguns dos principais nomes do setor no Brasil no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá.

[the_ad id="138406"]

Estiveram presentes na abertura do evento Válter Suman, Prefeito do Guarujá; Antônio Carlos Pipponzio, Presidente do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo; Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza e Presidente do Lide Comércio; Luiz Fernando Furlan, Chairman do Lide e Gustavo Ene, CEO do Grupo Lide. O anfitrião da abertura foi Vander Giordano, Vice-presidente da Multiplan.

O primeiro painel do evento foi “O mercado não é mais o mesmo. Viva o mercado”, com a presença de Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Junior Durski, Sócio-Fundador do Madero; Marcilio Pousadado, Presidente da Raia Drogasil; Mario Laffitte, Vice-presidente da Samsung e de Miguel Abuhab, CEO da Neogrid. Os moderadores foram Marcos Gouvêa de Souza e Luiz Fernando Furlan.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

O presidente da Raia Drogasil ressaltou a preocupação com saúde da marca, razão pela qual não vende certos produtos, como refrigerantes, e o interesse em pessoas “para trabalhar na nossa rede, tem que gostar de pessoas. Se não gosta deve fazer outra coisa.” A importância de um propósito firme foi destacada. “Empresa com preocupação de curto prazo não vai se manter no mercado,” afirmou.

Outro ponto destacado em sua apresentação foi a mudança de perfil do cliente, que está super conectado e faz tudo no celular. “Um bom exemplo é a compra de ingressos para o cinema. Ninguém mais decide ir ao cinema e vai comprar o ingresso e escolher lugar na bilheteria. Agora as pessoas compram pelo celular e já chegam com tudo acertado,” disse.

O CEO da Neogrid falou a respeito da importância de melhorar o estoque de produtos, aumentando a frequência de abastecimento das unidades, melhorando o portfólio e tirando produtos de baixo giro. “Existem lojas que só tentam empurrar os produtos para o consumidor, para vender. Isso não funciona. Você tem que se adequar àquilo que o cliente deseja,” explicou.

O Vice-presidente da Samsung ressaltou a importância da experiência. “Fui comprar um celular. Escolhi um modelo de 300 reais, queria entregar o cartão, mas a atendente me pediu para sentar e fazer o cadastro. O atendimento foi excelente e dedicado, embora o produto fosse do mesmo preço de uma compra rápida no supermercado,” contou.

Ele falou sobre conectividade. “Estamos na casa das pessoas, com televisores, máquinas de lavar e geladeiras. No bolso delas, com celulares. O mundo está cada vez mais digital e temos que acompanhar isso.”

O fundador do Madero explicou o processo de controle de qualidade da marca. “Colocamos 15% de gordura no hambúrguer e 85% de carne. A média do mercado é 30.” Durski procura manter a rede unida e ter contato com os clientes.  “Não faria sentido tornar uma rede de franquias porque tiraria a parte mais importante que é o contato com as pessoas,” comentou. Ele chegou a fornecer o número de seu celular durante a apresentação, um hábito que mantém. “Eu passo para saber se as pessoas estão satisfeitas. É minha rede de controle de qualidade. Eu peço para que qualquer um me avise se houver algum problema, para que eu possa resolver”, falou.

O CEO do Magazine Luiza falou sobre a revolução digital, destacando que a população brasileira está cada vez mais conectada: “as redes sociais são uma das principais ferramentas de conectividade. Quase todo mundo está no Facebook e no Instagram”. Por outro lado, ele disse que a importância crescente do e-commerce não elimina as lojas físicas. “Minha missão no Magazine Luíza é transformar uma rede de varejo tradicional com e-commerce em uma plataforma multicanal com lojas físicas e calor humano,” concluiu.

Sair da versão mobile