Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Alimentação fora do lar teve alta de 2,5% no volume de serviços em novembro

Crescimento contrasta com o desempenho geral do setor de serviços, que recuou 0,9%

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Alimentação fora do lar teve alta de 2,5% no volume de serviços em novembro

O segmento de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes, manteve um ritmo de crescimento em novembro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. E o volume de serviços de alojamento e alimentação registrou alta de 2,5% em relação a outubro, enquanto, na comparação com novembro de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, alcançando 6,9%.

Com bares e restaurantes representando 85% do segmento, de acordo com a Abrasel, o aumento no fluxo de consumidores foi determinante para o resultado positivo. “Esses números são um reflexo direto do aumento do fluxo de consumidores em bares e restaurantes, além de uma maior confiança por parte dos empreendedores do setor”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

O crescimento contrasta com o desempenho geral do setor de serviços, que recuou 0,9% em novembro na comparação mensal. Mesmo assim, no acumulado anual, os serviços registram avanço de 2,9% em relação ao mesmo período de 2023, consolidando a alimentação fora do lar como um dos pilares do setor terciário.

Impacto positivo no turismo e desafios à vista

O segmento também contribuiu para o desempenho das atividades turísticas, que apresentaram queda de 1,8% em novembro em relação ao mês anterior, mas registraram alta de 9,2% na comparação anual. Segundo o IBGE, a receita gerada por restaurantes foi um dos principais motores do crescimento na cadeia turística.

Apesar dos avanços, o setor enfrenta desafios significativos. O custo elevado de insumos, a inflação persistente e as altas taxas de juros dificultam o acesso ao crédito, pressionando a margem de lucro dos empresários.

“Os empreendedores têm resistido a repassar os aumentos de custos integralmente aos consumidores, o que exige uma gestão mais eficiente e inovadora para manter a sustentabilidade do negócio”, ressalta Solmucci.

Perspectivas e necessidade de adaptação

Os resultados de novembro reforçam a relevância do setor de alimentação fora do lar para a economia brasileira. No entanto, a continuidade do crescimento dependerá da capacidade dos empresários em equilibrar custos e inovar para atrair e fidelizar clientes em um cenário econômico desafiador.

Com o turismo aquecido e a demanda por experiências gastronômicas em alta, bares e restaurantes têm a oportunidade de expandir sua relevância, desde que adotem estratégias adaptáveis e sustentáveis.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentacao fora do larBrasilClientescomércioconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasfoodservicemercadonegóciosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile