Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Franchising: o modelo de negócio preferido dos empreendedores do século XXI

Redação de Redação
17 de janeiro de 2017
no Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Desde que o franchising surgiu no Brasil, tem aumentado o interesse dos empreendedores por esse modelo de negócio. Com o advento da globalização, e consecutivamente, a velocidade da informação, os empreendedores estão cada vez mais informados sobre os diversos modelos de negócios. Dados da Associação Brasileira de Franchising em 2015 indicam que o setor obteve um faturamento de aproximadamente R$ 139,6 bilhões, e fechou o ano com 3.073 redes franqueadoras e 138.343 unidades franqueadas.

No ano de 2014, a quantidade de unidades franqueadoras foi de 2.942, assim, paralelamente com 2015, cresceu em 4,5%. Em relação ao faturamento, o segmento que obteve a maior participação na composição de 2015 com 21,1% foi o setor de negócios, serviços e outros varejos, seguido do setor alimentício que ficou com 20%. Em 2014, a quantidade de unidades franqueadas correspondeu a 125.641 unidades tendo uma taxa de mortalidade de 3,7%. Quanto as microfranquias, dados de 2014 apontam que 433 redes de franquias aderiram ao modelo.

As estatísticas apresentadas, apresentam num primeiro momento, que o segmento de franchising cresce e o modelo de microfranquias aparece como opção de negócio a potenciais empreendedores em comparação a franquias convencionais, principalmente, no momento de crise econômica do país.

Grosso modo, todo modelo de negócio oferece vantagens e desvantagens ao empreendedor. Quanto ao modelo de franquias podemos sintetizar algumas vantagens, por exemplo: suporte e assistência do franqueador (marketing, vendas, jurídico, financeira etc.), reconhecimento da marca no mercado, acesso a tecnologias, transferência do know-how dentre outros. Quanto às desvantagens pode-se apontar: pagamentos de taxas periódicas (royalties, publicidade) ao franqueador, conflito de interesses entre as partes (rigidez do sistema de franchising – não permitindo inovações espontâneas dentro das franquias, por exemplo: criação de novos produtos, escolha de fornecedores e outros).

Apesar das desvantagens, o sistema de franchising ainda atua como um negócio promissor ao empreendedor. Haja vista, que empreendimentos de maneira geral, possuem um índice elevado de mortalidade em comparação às franquias. De forma complementar, o retorno do investimento, a marca e a assessoria do franqueador soam como os traços mais relevantes para o investimento em franquias.

Apesar da popularidade desse modelo de negócio (na mídia, na sociedade, na academia) potenciais empreendedores desconhecem os procedimentos jurídicos para a “adoção” de uma franquia. Para isso, existe a Lei de Franchising nº 8955/94, também chamada de Lei Magalhães Teixeira que “nasceu” com o intuito de garantir ao potencial franqueado o acesso sobre as informações do sistema de franchising. Para que o negócio venha ser concretizado, o franqueador disponibilizará ao franqueado a COF (Circular de Oferta de Franquia) neste contrato deve conter claramente os dados do franqueador, a quantidade de redes de franquias, os investimentos necessários para montar o negócio, as taxas e demais informações.

Em suma, antes de escolher o modelo de franquias ou microfranquias, o empreendedor deverá fazer a “lição de casa” – estudar o tipo de segmento que se encaixa em seu perfil (alimentício, digital, saúde, beleza, vestuário etc.), se terá sócio na condução do negócio, quanto poderá investir dentre outros deveres.

Genericamente, especialistas e consultores apontam que o franchising é uma opção “segura” para iniciar a carreira empreendedora, e por que não, tornou-se o modelo preferido dos empreendedores do século XXI.

 

Fonte: Administradores

Postagem anterior

5 dicas dos grandes varejistas para atrair e reter vendedores

Próxima Postagem

PRODUTOS SÃO COMMODITIES, PESSOAS NÃO!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente
Franquias

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025
Destaque do dia

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

2 de maio de 2025
Loucos por Coxinha abre primeira loja em São Paulo
Franquias

Loucos por Coxinha chega a São Paulo e prevê 10 unidades ainda neste ano

28 de abril de 2025
Próxima Postagem

PRODUTOS SÃO COMMODITIES, PESSOAS NÃO!

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.